Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Rauni Jandé Roama
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nakano,Tatiana de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200280
Resumo: Com o objetivo de verificar o desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em uma população de crianças com Dislexia do Desenvolvimento, 13 participantes com esse diagnóstico foram avaliados, 61% (n=8) do sexo masculino e 39% (n=5) do sexo feminino, com idades entre nove e 11 anos (M=10,92+1,03). Utilizaram-se os seguintes testes psicológicos: Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Escala de Inteligência Wechsler para crianças (WISC-III), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e o Desenho da Figura Humana (DFH-III). Os resultados mostraram, tanto em relação à criatividade quanto à inteligência, maior concentração da classificação "média", havendo, no instrumento de criatividade, melhor desempenho no fator emotividade. Quatro participantes apresentaram desempenho acima da média, podendo ser enquadrados no diagnóstico denominado de dupla excepcionalidade, o qual merece ser aprofundado. Na investigação das correlações entre inteligência e criatividade não foi verificado um padrão de achados (correlação alta e significativa entre o MPCR e o TCFI, r=0,80; não significativa para o DFH e o WISC-III com TCFI). Considerando-se a multidimensionalidade dos construtos envolvidos, novas investigações que envolvam o grupo investigado fazem-se necessárias, a fim de confirmar ou não os resultados aqui encontrados.
id UFRGS-5_a39b33489435828127be3507404d8595
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722015000200280
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratórioDislexiaavaliação psicológicacriatividadeaptidão cognitivaCom o objetivo de verificar o desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em uma população de crianças com Dislexia do Desenvolvimento, 13 participantes com esse diagnóstico foram avaliados, 61% (n=8) do sexo masculino e 39% (n=5) do sexo feminino, com idades entre nove e 11 anos (M=10,92+1,03). Utilizaram-se os seguintes testes psicológicos: Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Escala de Inteligência Wechsler para crianças (WISC-III), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e o Desenho da Figura Humana (DFH-III). Os resultados mostraram, tanto em relação à criatividade quanto à inteligência, maior concentração da classificação "média", havendo, no instrumento de criatividade, melhor desempenho no fator emotividade. Quatro participantes apresentaram desempenho acima da média, podendo ser enquadrados no diagnóstico denominado de dupla excepcionalidade, o qual merece ser aprofundado. Na investigação das correlações entre inteligência e criatividade não foi verificado um padrão de achados (correlação alta e significativa entre o MPCR e o TCFI, r=0,80; não significativa para o DFH e o WISC-III com TCFI). Considerando-se a multidimensionalidade dos construtos envolvidos, novas investigações que envolvam o grupo investigado fazem-se necessárias, a fim de confirmar ou não os resultados aqui encontrados.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200280Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.2 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528208info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Rauni Jandé RoamaNakano,Tatiana de Cássiapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000200280Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
title Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
spellingShingle Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
Alves,Rauni Jandé Roama
Dislexia
avaliação psicológica
criatividade
aptidão cognitiva
title_short Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
title_full Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
title_fullStr Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
title_sort Desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em crianças com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratório
author Alves,Rauni Jandé Roama
author_facet Alves,Rauni Jandé Roama
Nakano,Tatiana de Cássia
author_role author
author2 Nakano,Tatiana de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Rauni Jandé Roama
Nakano,Tatiana de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
avaliação psicológica
criatividade
aptidão cognitiva
topic Dislexia
avaliação psicológica
criatividade
aptidão cognitiva
description Com o objetivo de verificar o desempenho criativo e suas relações com diferentes medidas de inteligência em uma população de crianças com Dislexia do Desenvolvimento, 13 participantes com esse diagnóstico foram avaliados, 61% (n=8) do sexo masculino e 39% (n=5) do sexo feminino, com idades entre nove e 11 anos (M=10,92+1,03). Utilizaram-se os seguintes testes psicológicos: Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Escala de Inteligência Wechsler para crianças (WISC-III), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e o Desenho da Figura Humana (DFH-III). Os resultados mostraram, tanto em relação à criatividade quanto à inteligência, maior concentração da classificação "média", havendo, no instrumento de criatividade, melhor desempenho no fator emotividade. Quatro participantes apresentaram desempenho acima da média, podendo ser enquadrados no diagnóstico denominado de dupla excepcionalidade, o qual merece ser aprofundado. Na investigação das correlações entre inteligência e criatividade não foi verificado um padrão de achados (correlação alta e significativa entre o MPCR e o TCFI, r=0,80; não significativa para o DFH e o WISC-III com TCFI). Considerando-se a multidimensionalidade dos construtos envolvidos, novas investigações que envolvam o grupo investigado fazem-se necessárias, a fim de confirmar ou não os resultados aqui encontrados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200280
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201528208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.2 2015
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134866121326592