Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Prette,Zilda A. Pereira
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Del Prette,Almir, Garcia,Fabíola Alvares, Silva,Alessandra Turini Bolsoni, Puntel,Ludmila Palucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula.
id UFRGS-5_b9e6c70be2a2c1d4ae7502fcdea5f6eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79721998000300016
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de casohabilidades sociaisformação continuada do professorPsicologia Escolar e Educacionalinteração professor-alunoconstrução social de conhecimentoEste artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.3 1998reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721998000300016info:eu-repo/semantics/openAccessDel Prette,Zilda A. PereiraDel Prette,AlmirGarcia,Fabíola AlvaresSilva,Alessandra Turini BolsoniPuntel,Ludmila Paluccipor1999-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721998000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:1999-08-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
title Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
spellingShingle Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
Del Prette,Zilda A. Pereira
habilidades sociais
formação continuada do professor
Psicologia Escolar e Educacional
interação professor-aluno
construção social de conhecimento
title_short Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
title_full Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
title_fullStr Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
title_full_unstemmed Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
title_sort Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
author Del Prette,Zilda A. Pereira
author_facet Del Prette,Zilda A. Pereira
Del Prette,Almir
Garcia,Fabíola Alvares
Silva,Alessandra Turini Bolsoni
Puntel,Ludmila Palucci
author_role author
author2 Del Prette,Almir
Garcia,Fabíola Alvares
Silva,Alessandra Turini Bolsoni
Puntel,Ludmila Palucci
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Prette,Zilda A. Pereira
Del Prette,Almir
Garcia,Fabíola Alvares
Silva,Alessandra Turini Bolsoni
Puntel,Ludmila Palucci
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
formação continuada do professor
Psicologia Escolar e Educacional
interação professor-aluno
construção social de conhecimento
topic habilidades sociais
formação continuada do professor
Psicologia Escolar e Educacional
interação professor-aluno
construção social de conhecimento
description Este artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79721998000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.3 1998
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861498155008