Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula. |
id |
UFRGS-5_b9e6c70be2a2c1d4ae7502fcdea5f6eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79721998000300016 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de casohabilidades sociaisformação continuada do professorPsicologia Escolar e Educacionalinteração professor-alunoconstrução social de conhecimentoEste artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.3 1998reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721998000300016info:eu-repo/semantics/openAccessDel Prette,Zilda A. PereiraDel Prette,AlmirGarcia,Fabíola AlvaresSilva,Alessandra Turini BolsoniPuntel,Ludmila Paluccipor1999-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721998000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:1999-08-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
title |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
spellingShingle |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso Del Prette,Zilda A. Pereira habilidades sociais formação continuada do professor Psicologia Escolar e Educacional interação professor-aluno construção social de conhecimento |
title_short |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
title_full |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
title_fullStr |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
title_sort |
Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso |
author |
Del Prette,Zilda A. Pereira |
author_facet |
Del Prette,Zilda A. Pereira Del Prette,Almir Garcia,Fabíola Alvares Silva,Alessandra Turini Bolsoni Puntel,Ludmila Palucci |
author_role |
author |
author2 |
Del Prette,Almir Garcia,Fabíola Alvares Silva,Alessandra Turini Bolsoni Puntel,Ludmila Palucci |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Del Prette,Zilda A. Pereira Del Prette,Almir Garcia,Fabíola Alvares Silva,Alessandra Turini Bolsoni Puntel,Ludmila Palucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais formação continuada do professor Psicologia Escolar e Educacional interação professor-aluno construção social de conhecimento |
topic |
habilidades sociais formação continuada do professor Psicologia Escolar e Educacional interação professor-aluno construção social de conhecimento |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79721998000300016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.3 1998 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861498155008 |