O ensino por investigação como facilitador do desenvolvimento metacognitivo em Química no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Isabela Pereira Ferraz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251303
Resumo: A metacognição é um aspecto importante da inteligência humana que deve ser desenvolvido visando a independência intelectual necessária a todo cidadão. Diante da dificultosa implementação nas práticas educacionais investigou-se a existência de aproximações epistemológicas entre a metacognição e o ensino por investigação em química, com o objetivo de analisar as aproximações epistemológicas e as evidências destas aproximações durante a aplicação conjunta de uma sequência de ensino investigativa concomitante a atividades promotoras do desenvolvimento metacognitivo, quando aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Nas atividades investigativas, a contextualização e a problematização realizada evocam as concepções prévias dos alunos e os fornece a motivação para que apresentem propostas que solucione o problema levantado. Tendo em vista as contribuições desta metodologia para o ensino-aprendizagem e as características principais comuns ao desenvolvimento metacognitivo, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa de estudo de caso em que se desenvolveu e aplicou-se uma Unidade Didática Multiestratégica seguida de uma entrevista semiestruturada em 17 alunos do Segundo Ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual localizada no interior de São Paulo. Para tratamento e análise dos dados, optou-se pela técnica categorial referente à análise de conteúdo de Bardin (2016), com categorias elaboradas a priori com base no mapa conceitual construído com as aproximações epistemológicas entre o ensino por investigação e a metacognição. Os resultados destacaram que os sujeitos ao longo das estratégias de ensino por investigação desenvolvidas dentro da UDM, desenvolvem habilidades metacognitivas como autorregulação, monitoração, além de selecionarem estratégias de forma consciente. Em vista disso, defende-se a importância da formação inicial e continuada para capacitar o professor a articular o ensino por investigação ao Ensino de Química para fomentar espaços de desenvolvimento metacognitivo para com seus alunos.
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spelling O ensino por investigação como facilitador do desenvolvimento metacognitivo em Química no Ensino MédioInquiry-based teaching as a facilitator of metacognitive development in Chemistry in High SchoolMetacogniçãoEnsino por InvestigaçãoEstratégias de aprendizagemEnsino de QuímicaA metacognição é um aspecto importante da inteligência humana que deve ser desenvolvido visando a independência intelectual necessária a todo cidadão. Diante da dificultosa implementação nas práticas educacionais investigou-se a existência de aproximações epistemológicas entre a metacognição e o ensino por investigação em química, com o objetivo de analisar as aproximações epistemológicas e as evidências destas aproximações durante a aplicação conjunta de uma sequência de ensino investigativa concomitante a atividades promotoras do desenvolvimento metacognitivo, quando aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Nas atividades investigativas, a contextualização e a problematização realizada evocam as concepções prévias dos alunos e os fornece a motivação para que apresentem propostas que solucione o problema levantado. Tendo em vista as contribuições desta metodologia para o ensino-aprendizagem e as características principais comuns ao desenvolvimento metacognitivo, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa de estudo de caso em que se desenvolveu e aplicou-se uma Unidade Didática Multiestratégica seguida de uma entrevista semiestruturada em 17 alunos do Segundo Ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual localizada no interior de São Paulo. Para tratamento e análise dos dados, optou-se pela técnica categorial referente à análise de conteúdo de Bardin (2016), com categorias elaboradas a priori com base no mapa conceitual construído com as aproximações epistemológicas entre o ensino por investigação e a metacognição. Os resultados destacaram que os sujeitos ao longo das estratégias de ensino por investigação desenvolvidas dentro da UDM, desenvolvem habilidades metacognitivas como autorregulação, monitoração, além de selecionarem estratégias de forma consciente. Em vista disso, defende-se a importância da formação inicial e continuada para capacitar o professor a articular o ensino por investigação ao Ensino de Química para fomentar espaços de desenvolvimento metacognitivo para com seus alunos.Metacognition is an important aspect of human intelligence that must be developed aiming for the intellectual independence necessary for every citizen. Given the difficult implementation in educational practices, the existence of epistemological approximations between metacognition and research-based teaching in chemistry was investigated, with the aim of analyzing epistemological approximations and evidence of these approximations during the joint application of a concomitant investigative teaching sequence. to activities that promote metacognitive development, when applied to high school students. In investigative activities, the contextualization and problematization carried out evoke the students' previous conceptions and provide them with the motivation to present proposals that solve the problem raised. Taking into account the contributions of this methodology to teaching-learning and the main characteristics common to metacognitive development, a qualitative case study research was carried out in which a Multistrategic Didactic Unit was developed and applied followed by a semi-structured interview in 17 second-year high school students from a State School located in the interior of São Paulo. For data processing and analysis, we opted for the categorical technique referring to Bardin's (2016) content analysis, with categories elaborated a priori based on the conceptual map constructed with the epistemological approaches between research-based teaching and metacognition. The results highlighted that, throughout the research teaching strategies developed within the UDM, subjects develop metacognitive skills such as self-regulation, monitoring, in addition to consciously selecting strategies. In view of this, the importance of initial and continuing training is defended to enable teachers to combine research-based teaching with Chemistry Teaching to foster spaces for metacognitive development with their students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)2023-11-10T12:03:45Z2023-11-10T12:03:45Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERRAZ, I. P. O ensino por investigação como facilitador do desenvolvimento metacognitivo em Química no Ensino Médio. 2023. 103 f. 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