Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015 |
Resumo: | Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças. |
id |
UFRGS-5_da953def76ff8cfc1cc226f91b30a03b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722006000300015 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professorasProblemas de comportamentohabilidades sociaisavaliação por mães e professorasEste estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722006000300015info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMarturano,Edna MariaPereira,Verônica AparecidaManfrinato,Jair Wagner de Souzapor2007-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722006000300015Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-04-12T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
title |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
spellingShingle |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Problemas de comportamento habilidades sociais avaliação por mães e professoras |
title_short |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
title_full |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
title_fullStr |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
title_full_unstemmed |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
title_sort |
Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professoras |
author |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_facet |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Pereira,Verônica Aparecida Manfrinato,Jair Wagner de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Marturano,Edna Maria Pereira,Verônica Aparecida Manfrinato,Jair Wagner de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Pereira,Verônica Aparecida Manfrinato,Jair Wagner de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de comportamento habilidades sociais avaliação por mães e professoras |
topic |
Problemas de comportamento habilidades sociais avaliação por mães e professoras |
description |
Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722006000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863115059200 |