Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marturano,Edna Maria, Freiria,Ludmilla Rubinger Bethonico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300011
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. Em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.
id UFRGS-5_e09d5d7124de969c0f1bbe43c0a09abb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000300011
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinalHabilidades sociaisProblemas de comportamentoDesenvolvimento infantilO estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. Em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300011Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000300011info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMarturano,Edna MariaFreiria,Ludmilla Rubinger Bethonicopor2011-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-01-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
spellingShingle Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Desenvolvimento infantil
title_short Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_full Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_fullStr Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_full_unstemmed Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
title_sort Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
author Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
author_facet Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Marturano,Edna Maria
Freiria,Ludmilla Rubinger Bethonico
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
Freiria,Ludmilla Rubinger Bethonico
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Marturano,Edna Maria
Freiria,Ludmilla Rubinger Bethonico
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Desenvolvimento infantil
topic Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Desenvolvimento infantil
description O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. Em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864367058944