Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro,Marta Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carapito,Elsa, Ribeiro,Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200302
Resumo: Os estilos parentais educativos constituem um conceito central na área de estudos da parentalidade e do desenvolvimento infantil. Neste sentido, décadas de investigação demonstram o impacto dos estilos parentais em vários aspectos do ajustamento socioemocional da criança e do adolescente. Este estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas e a validade fatorial da versão portuguesa de autorrelato do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire. A amostra foi constituída por 2081 indivíduos portugueses (1085 mães; 996 pais) com filhos dos 3 aos 15 anos. Os resultados da análise fatorial confirmatória replicaram a estrutura original de três fatores: autoritativo, autoritário e permissivo. Os índices de ajustamento revelaram uma boa adequação do modelo aos dados. Os níveis de consistência interna dos fatores autoritativo e autoritário revelaram-se adequados, mas o fator permissivo apresentou valores ligeiramente abaixo dos aceitáveis. Os valores de validade convergente e discriminante também se revelaram adequados. Apesar dos níveis menos aceitáveis de consistência interna do factor permissivo, o QDEP revelou, em geral, qualidades psicométricas adequadas para fins de investigação e clínicos, permitindo não só a avaliação de estilos parentais como também de diferentes dimensões e comportamentos parentais com impacto relevante no ajustamento socioemocional da criança e do adolescente.
id UFRGS-5_e70ff26ca673176a4b630da573cc7833
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722015000200302
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelatoEstilos parentais educativosanálise fatorial confirmatóriapropriedades psicométricasOs estilos parentais educativos constituem um conceito central na área de estudos da parentalidade e do desenvolvimento infantil. Neste sentido, décadas de investigação demonstram o impacto dos estilos parentais em vários aspectos do ajustamento socioemocional da criança e do adolescente. Este estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas e a validade fatorial da versão portuguesa de autorrelato do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire. A amostra foi constituída por 2081 indivíduos portugueses (1085 mães; 996 pais) com filhos dos 3 aos 15 anos. Os resultados da análise fatorial confirmatória replicaram a estrutura original de três fatores: autoritativo, autoritário e permissivo. Os índices de ajustamento revelaram uma boa adequação do modelo aos dados. Os níveis de consistência interna dos fatores autoritativo e autoritário revelaram-se adequados, mas o fator permissivo apresentou valores ligeiramente abaixo dos aceitáveis. Os valores de validade convergente e discriminante também se revelaram adequados. Apesar dos níveis menos aceitáveis de consistência interna do factor permissivo, o QDEP revelou, em geral, qualidades psicométricas adequadas para fins de investigação e clínicos, permitindo não só a avaliação de estilos parentais como também de diferentes dimensões e comportamentos parentais com impacto relevante no ajustamento socioemocional da criança e do adolescente.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200302Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.2 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528210info:eu-repo/semantics/openAccessPedro,Marta FigueiredoCarapito,ElsaRibeiro,Teresapor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000200302Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
title Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
spellingShingle Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
Pedro,Marta Figueiredo
Estilos parentais educativos
análise fatorial confirmatória
propriedades psicométricas
title_short Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
title_full Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
title_fullStr Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
title_full_unstemmed Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
title_sort Parenting Styles and Dimensions Questionnaire - versão portuguesa de autorrelato
author Pedro,Marta Figueiredo
author_facet Pedro,Marta Figueiredo
Carapito,Elsa
Ribeiro,Teresa
author_role author
author2 Carapito,Elsa
Ribeiro,Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro,Marta Figueiredo
Carapito,Elsa
Ribeiro,Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos parentais educativos
análise fatorial confirmatória
propriedades psicométricas
topic Estilos parentais educativos
análise fatorial confirmatória
propriedades psicométricas
description Os estilos parentais educativos constituem um conceito central na área de estudos da parentalidade e do desenvolvimento infantil. Neste sentido, décadas de investigação demonstram o impacto dos estilos parentais em vários aspectos do ajustamento socioemocional da criança e do adolescente. Este estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas e a validade fatorial da versão portuguesa de autorrelato do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire. A amostra foi constituída por 2081 indivíduos portugueses (1085 mães; 996 pais) com filhos dos 3 aos 15 anos. Os resultados da análise fatorial confirmatória replicaram a estrutura original de três fatores: autoritativo, autoritário e permissivo. Os índices de ajustamento revelaram uma boa adequação do modelo aos dados. Os níveis de consistência interna dos fatores autoritativo e autoritário revelaram-se adequados, mas o fator permissivo apresentou valores ligeiramente abaixo dos aceitáveis. Os valores de validade convergente e discriminante também se revelaram adequados. Apesar dos níveis menos aceitáveis de consistência interna do factor permissivo, o QDEP revelou, em geral, qualidades psicométricas adequadas para fins de investigação e clínicos, permitindo não só a avaliação de estilos parentais como também de diferentes dimensões e comportamentos parentais com impacto relevante no ajustamento socioemocional da criança e do adolescente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201528210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.2 2015
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134866124472320