Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021 |
Resumo: | A educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais. |
id |
UFRGS-5_ec186834aaae3735c1bd7efdbad39d65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722014000100021 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantilHabilidades sociaisproblemas de comportamentoeducação infantilensino fundamentalA educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.1 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722014000100021info:eu-repo/semantics/openAccessPizato,Elaine Cristina GardinalMarturano,Edna MariaFontaine,Anne Marie Germaine Victorinepor2014-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000100021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-05-27T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
title |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
spellingShingle |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil Pizato,Elaine Cristina Gardinal Habilidades sociais problemas de comportamento educação infantil ensino fundamental |
title_short |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
title_full |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
title_fullStr |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
title_sort |
Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil |
author |
Pizato,Elaine Cristina Gardinal |
author_facet |
Pizato,Elaine Cristina Gardinal Marturano,Edna Maria Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine |
author_role |
author |
author2 |
Marturano,Edna Maria Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizato,Elaine Cristina Gardinal Marturano,Edna Maria Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais problemas de comportamento educação infantil ensino fundamental |
topic |
Habilidades sociais problemas de comportamento educação infantil ensino fundamental |
description |
A educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722014000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.1 2014 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865659953152 |