Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizato,Elaine Cristina Gardinal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marturano,Edna Maria, Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021
Resumo: A educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais.
id UFRGS-5_ec186834aaae3735c1bd7efdbad39d65
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000100021
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantilHabilidades sociaisproblemas de comportamentoeducação infantilensino fundamentalA educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.1 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722014000100021info:eu-repo/semantics/openAccessPizato,Elaine Cristina GardinalMarturano,Edna MariaFontaine,Anne Marie Germaine Victorinepor2014-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000100021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-05-27T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
title Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
spellingShingle Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
Pizato,Elaine Cristina Gardinal
Habilidades sociais
problemas de comportamento
educação infantil
ensino fundamental
title_short Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
title_full Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
title_fullStr Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
title_full_unstemmed Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
title_sort Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil
author Pizato,Elaine Cristina Gardinal
author_facet Pizato,Elaine Cristina Gardinal
Marturano,Edna Maria
Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizato,Elaine Cristina Gardinal
Marturano,Edna Maria
Fontaine,Anne Marie Germaine Victorine
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
problemas de comportamento
educação infantil
ensino fundamental
topic Habilidades sociais
problemas de comportamento
educação infantil
ensino fundamental
description A educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722014000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.1 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865659953152