Desenvolvimento de um sistema de relações historicamente construído: contribuições da comunicação no início da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra,Maria C. D. P.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200006
Resumo: Este trabalho resume um esforço de integração entre a perspectiva teórica adotada e a metodologia proposta, focalizando o desenvolvimento de comunicação no início da vida. Dois aspectos teóricos são destacados: a dimensão temporal do desenvolvimento e a natureza das relações sócio-culturais que compõem o sistema comunicativo. Algumas implicações metodológicas são consideradas. A comunicação é concebida como um processo histórico e relacional ou dialógico. As trocas comunicativas são entendidas como compondo um sistema de relações que se reorganiza, dando origem a novos padrões de comunicação. A metodologia adotada compreende o registro longitudinal em vídeo das trocas mãe-bebê, face-a-face e mãe-objeto-bebê, durante os oito primeiros meses de vida do bebê, envolvendo o estudo de múltiplos casos. A análise dos dados de duas díades mãe-bebê apresenta momentos de quase-estabilidade e momentos de mudança dos padrões comunicativos, cuja história de transformação particulariza cada uma delas.
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