Desenvolvimento de um sistema de relações historicamente construído: contribuições da comunicação no início da vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200006 |
Resumo: | Este trabalho resume um esforço de integração entre a perspectiva teórica adotada e a metodologia proposta, focalizando o desenvolvimento de comunicação no início da vida. Dois aspectos teóricos são destacados: a dimensão temporal do desenvolvimento e a natureza das relações sócio-culturais que compõem o sistema comunicativo. Algumas implicações metodológicas são consideradas. A comunicação é concebida como um processo histórico e relacional ou dialógico. As trocas comunicativas são entendidas como compondo um sistema de relações que se reorganiza, dando origem a novos padrões de comunicação. A metodologia adotada compreende o registro longitudinal em vídeo das trocas mãe-bebê, face-a-face e mãe-objeto-bebê, durante os oito primeiros meses de vida do bebê, envolvendo o estudo de múltiplos casos. A análise dos dados de duas díades mãe-bebê apresenta momentos de quase-estabilidade e momentos de mudança dos padrões comunicativos, cuja história de transformação particulariza cada uma delas. |
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