O Conhecimento do nome das letras e a sua relação com o desenvolvimento da escrita: evidência de adultos iletrados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa,Marcela Fulanete
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cardoso-Martins,Cláudia, Rodrigues,Larissa Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100019
Resumo: Dezenove adultos que não haviam começado a ler foram solicitados a escrever uma lista de palavras da melhor maneira que pudessem. De modo geral, suas escritas foram compostas de letras cujo nome podia ser claramente detectado na pronúncia das palavras (e.g., a escrita IU para chinelo ). Esses resultados sugerem que adultos iletrados utilizam seu conhecimento do nome das letras para conectar a escrita à fala. Como parece ocorrer entre crianças, o uso dessa estratégia resultou, algumas vezes, em escritas "silábicas", isto é, escritas em que o número de letras corresponde ao número de sílabas na pronúncia da palavra.
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