Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sordi, Regina Orgler
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: De-Nardin, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918
Resumo: Este artigo se propõe a fazer um percurso pelas contribuições de Francisco Varela sobre o funcionamento e a aprendizagem da atenção. As autoras discutem as vicissitudes das aprendizagens recognitiva e inventiva e os tipos de atenção que acompanham essas concepções sobre o aprender. Exploram o conceito vareliano de breakdown para discutir as práticas de sala de aula não mais marcadas pela atenção focalizada - característica do modo de atencional da contemporaneidade - mas uma atenção consciente, marcada pelo continuum esperar-esticar, fixar-romper, atender-desatender.
id UFRGS-7_02efae83bb9bd7444396b551979c535b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9918
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aulaAprendizagemSala de aulaAtenção recognitiva/inventivaEste artigo se propõe a fazer um percurso pelas contribuições de Francisco Varela sobre o funcionamento e a aprendizagem da atenção. As autoras discutem as vicissitudes das aprendizagens recognitiva e inventiva e os tipos de atenção que acompanham essas concepções sobre o aprender. Exploram o conceito vareliano de breakdown para discutir as práticas de sala de aula não mais marcadas pela atenção focalizada - característica do modo de atencional da contemporaneidade - mas uma atenção consciente, marcada pelo continuum esperar-esticar, fixar-romper, atender-desatender.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/991810.22456/1982-1654.9918Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918/7245https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918/7246Sordi, Regina OrglerDe-Nardin, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9918Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
title Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
spellingShingle Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
Sordi, Regina Orgler
Aprendizagem
Sala de aula
Atenção recognitiva/inventiva
title_short Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
title_full Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
title_fullStr Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
title_full_unstemmed Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
title_sort Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
author Sordi, Regina Orgler
author_facet Sordi, Regina Orgler
De-Nardin, Maria Helena
author_role author
author2 De-Nardin, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sordi, Regina Orgler
De-Nardin, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Sala de aula
Atenção recognitiva/inventiva
topic Aprendizagem
Sala de aula
Atenção recognitiva/inventiva
description Este artigo se propõe a fazer um percurso pelas contribuições de Francisco Varela sobre o funcionamento e a aprendizagem da atenção. As autoras discutem as vicissitudes das aprendizagens recognitiva e inventiva e os tipos de atenção que acompanham essas concepções sobre o aprender. Exploram o conceito vareliano de breakdown para discutir as práticas de sala de aula não mais marcadas pela atenção focalizada - característica do modo de atencional da contemporaneidade - mas uma atenção consciente, marcada pelo continuum esperar-esticar, fixar-romper, atender-desatender.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918
10.22456/1982-1654.9918
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.9918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918/7245
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918/7246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182161547264