A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redig, Annie Gomes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: do Couto Junior, Dilton Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054
Resumo: Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.
id UFRGS-7_0d4bdd6687825a309344a1ca90761353
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23054
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação InclusivaProcessos de leitura e escritaImagem técnicaMídias contemporâneasTecnologias assistivasEducação inclusivaSituando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2305410.22456/1982-1654.23054Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054/23695Redig, Annie Gomesdo Couto Junior, Dilton Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-28T19:29:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/23054Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-12-28T19:29:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
title A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
spellingShingle A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
Redig, Annie Gomes
Processos de leitura e escrita
Imagem técnica
Mídias contemporâneas
Tecnologias assistivas
Educação inclusiva
title_short A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
title_full A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
title_fullStr A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
title_full_unstemmed A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
title_sort A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
author Redig, Annie Gomes
author_facet Redig, Annie Gomes
do Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_role author
author2 do Couto Junior, Dilton Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Redig, Annie Gomes
do Couto Junior, Dilton Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de leitura e escrita
Imagem técnica
Mídias contemporâneas
Tecnologias assistivas
Educação inclusiva
topic Processos de leitura e escrita
Imagem técnica
Mídias contemporâneas
Tecnologias assistivas
Educação inclusiva
description Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054
10.22456/1982-1654.23054
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.23054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054/23695
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology
Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182630260736