A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054 |
Resumo: | Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço. |
id |
UFRGS-7_0d4bdd6687825a309344a1ca90761353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23054 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação InclusivaProcessos de leitura e escritaImagem técnicaMídias contemporâneasTecnologias assistivasEducação inclusivaSituando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2305410.22456/1982-1654.23054Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054/23695Redig, Annie Gomesdo Couto Junior, Dilton Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-28T19:29:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/23054Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-12-28T19:29:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
title |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
spellingShingle |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva Redig, Annie Gomes Processos de leitura e escrita Imagem técnica Mídias contemporâneas Tecnologias assistivas Educação inclusiva |
title_short |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
title_full |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
title_fullStr |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
title_full_unstemmed |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
title_sort |
A Tecnologia Assistiva nos Processos de Leitura e Escrita na Educação Inclusiva |
author |
Redig, Annie Gomes |
author_facet |
Redig, Annie Gomes do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redig, Annie Gomes do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de leitura e escrita Imagem técnica Mídias contemporâneas Tecnologias assistivas Educação inclusiva |
topic |
Processos de leitura e escrita Imagem técnica Mídias contemporâneas Tecnologias assistivas Educação inclusiva |
description |
Situando-se no contexto da educação inclusiva, esta pesquisa pretende promover uma reflexão sobre a leitura e escrita mediada pelas tecnologias assistivas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas classes comuns. Desenvolvida através de uma revisão de literatura, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente da comunicação e educação, propiciaram que a pesquisa traçasse um breve panorama histórico sobre os diferentes leitores e processos de leitura para pensar sobre os usos que o leitor virtual faz da imagem técnica ao navegar na rede mundial de computadores e como esses recursos facilitam o processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Isso permitiu levantar, mesmo que preliminarmente, que a instituição escolar poderia explorar mais as práticas culturais de seus estudantes com mídias digitais, ensejando a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns frente aos processos de leitura e escrita que ocorrem no ciberespaço. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054 10.22456/1982-1654.23054 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.23054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23054/23695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182630260736 |