Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários. |
id |
UFRGS-7_112d365c5df41496d01016e06f5ec13f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/18889 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUPrealidade aumentadatecnologias educacionaiseducação à distânciavídeo educacionalRealidade Aumentada e Vídeo EducacionalNeste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTipoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1888910.22456/1982-1654.18889Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889/32520Schneider, Eduardo LuisGrassi, AndréPiccoli, LeonardoTimm, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/18889Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
title |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
spellingShingle |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP Schneider, Eduardo Luis realidade aumentada tecnologias educacionais educação à distância vídeo educacional Realidade Aumentada e Vídeo Educacional |
title_short |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
title_full |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
title_fullStr |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
title_sort |
Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP |
author |
Schneider, Eduardo Luis |
author_facet |
Schneider, Eduardo Luis Grassi, André Piccoli, Leonardo Timm, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Grassi, André Piccoli, Leonardo Timm, Maria Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Eduardo Luis Grassi, André Piccoli, Leonardo Timm, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
realidade aumentada tecnologias educacionais educação à distância vídeo educacional Realidade Aumentada e Vídeo Educacional |
topic |
realidade aumentada tecnologias educacionais educação à distância vídeo educacional Realidade Aumentada e Vídeo Educacional |
description |
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Tipo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889 10.22456/1982-1654.18889 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.18889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889/32520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182562103296 |