O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922 |
Resumo: | Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis. |
id |
UNEB-5_a8d17b1bbb83d7c8870c2e7df17d7186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8922 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacialGeometria EspacialRealidade AumentadaTecnologias EducacionaisEste texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmltext/rtfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/892210.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 40-572177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6180https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6184https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6783Copyright (c) 2020 Luis Otoni Meireles Ribeiro, Lisandra Xavier Guterres, Denise Nascimento Silveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Luis Otoni MeirelesGuterres, Lisandra XavierSilveira, Denise Nascimento2021-09-22T21:29:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8922Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-09-22T21:29:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
title |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
spellingShingle |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial Ribeiro, Luis Otoni Meireles Geometria Espacial Realidade Aumentada Tecnologias Educacionais |
title_short |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
title_full |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
title_fullStr |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
title_full_unstemmed |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
title_sort |
O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial |
author |
Ribeiro, Luis Otoni Meireles |
author_facet |
Ribeiro, Luis Otoni Meireles Guterres, Lisandra Xavier Silveira, Denise Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Guterres, Lisandra Xavier Silveira, Denise Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luis Otoni Meireles Guterres, Lisandra Xavier Silveira, Denise Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Espacial Realidade Aumentada Tecnologias Educacionais |
topic |
Geometria Espacial Realidade Aumentada Tecnologias Educacionais |
description |
Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6180 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6184 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html text/rtf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 40-57 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v5.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117927047168 |