O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luis Otoni Meireles
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guterres, Lisandra Xavier, Silveira, Denise Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922
Resumo: Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.
id UNEB-5_a8d17b1bbb83d7c8870c2e7df17d7186
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8922
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacialGeometria EspacialRealidade AumentadaTecnologias EducacionaisEste texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmltext/rtfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/892210.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 40-572177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6180https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6184https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6783Copyright (c) 2020 Luis Otoni Meireles Ribeiro, Lisandra Xavier Guterres, Denise Nascimento Silveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Luis Otoni MeirelesGuterres, Lisandra XavierSilveira, Denise Nascimento2021-09-22T21:29:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8922Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-09-22T21:29:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
title O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
spellingShingle O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
Ribeiro, Luis Otoni Meireles
Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Tecnologias Educacionais
title_short O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
title_full O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
title_fullStr O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
title_full_unstemmed O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
title_sort O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial
author Ribeiro, Luis Otoni Meireles
author_facet Ribeiro, Luis Otoni Meireles
Guterres, Lisandra Xavier
Silveira, Denise Nascimento
author_role author
author2 Guterres, Lisandra Xavier
Silveira, Denise Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luis Otoni Meireles
Guterres, Lisandra Xavier
Silveira, Denise Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Tecnologias Educacionais
topic Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Tecnologias Educacionais
description Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6180
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6184
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922/6783
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
text/rtf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 40-57
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v5.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117927047168