Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wunder, Alik
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Romaguera, Alda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
DOI: 10.22456/1982-1654.38482
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482
Resumo: Esse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas.
id UFRGS-7_1394c659b9ad28ffbafe2e6376281044
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/38482
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
spelling Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricasFotografiaPoesiaGilles DeleuzeExperimentaçãoCriação ColetivaEsse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3848210.22456/1982-1654.38482Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482/32517Wunder, AlikRomaguera, Aldainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/38482Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
title Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
spellingShingle Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
Wunder, Alik
Fotografia
Poesia
Gilles Deleuze
Experimentação
Criação Coletiva
Wunder, Alik
Fotografia
Poesia
Gilles Deleuze
Experimentação
Criação Coletiva
title_short Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
title_full Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
title_fullStr Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
title_full_unstemmed Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
title_sort Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
author Wunder, Alik
author_facet Wunder, Alik
Wunder, Alik
Romaguera, Alda
Romaguera, Alda
author_role author
author2 Romaguera, Alda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wunder, Alik
Romaguera, Alda
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Poesia
Gilles Deleuze
Experimentação
Criação Coletiva
topic Fotografia
Poesia
Gilles Deleuze
Experimentação
Criação Coletiva
description Esse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482
10.22456/1982-1654.38482
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.38482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482/32517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1822182845325508608
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22456/1982-1654.38482