Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.38482 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482 |
Resumo: | Esse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas. |
id |
UFRGS-7_1394c659b9ad28ffbafe2e6376281044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/38482 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
spelling |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricasFotografiaPoesiaGilles DeleuzeExperimentaçãoCriação ColetivaEsse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3848210.22456/1982-1654.38482Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482/32517Wunder, AlikRomaguera, Aldainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/38482Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
title |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
spellingShingle |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas Wunder, Alik Fotografia Poesia Gilles Deleuze Experimentação Criação Coletiva Wunder, Alik Fotografia Poesia Gilles Deleuze Experimentação Criação Coletiva |
title_short |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
title_full |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
title_fullStr |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
title_full_unstemmed |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
title_sort |
Experimentações coletivas por entre poesias, fotografias e ventos-áfricas |
author |
Wunder, Alik |
author_facet |
Wunder, Alik Wunder, Alik Romaguera, Alda Romaguera, Alda |
author_role |
author |
author2 |
Romaguera, Alda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wunder, Alik Romaguera, Alda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Poesia Gilles Deleuze Experimentação Criação Coletiva |
topic |
Fotografia Poesia Gilles Deleuze Experimentação Criação Coletiva |
description |
Esse artigo quer discutir as potencialidades políticas e poéticas da fotografia e da escrita para a educação, a partir das oficinas de experimentações coletivas do Projeto Fabulografias em áfricas-cartões-postais. Busca por uma política visual, que conceba a imagem não como representação intacta de uma certa visibilidade, mas como possibilidades de criação de novas visualidades, na aproximação com a arte. Aposta na composição entre a criação do pensamento e da arte, como forma de potencializar conversas na área da educação e estudos da escrita e imagem, tendo os pensamentos de Gilles Deleuze como principais movimentadores teóricos. Assume as linguagens visuais e verbais como experimentação coletiva na educação, propondo a mixagem entre palavras, imagens e culturas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482 10.22456/1982-1654.38482 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.38482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38482/32517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1822182845325508608 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/1982-1654.38482 |