EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197 |
Resumo: | A disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade. |
id |
UFRGS-7_18754ae79a7e13531147e65e896ad510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/70197 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?Terapia OcupacionalTecnologia AssistivaEducação a DistânciaTecnologia AssistivaEducação a DistânciaA disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7019710.22456/1982-1654.70197Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197/50276Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPelosi, Miryam BonadiuFerreira, Karine GuedesMunaretti, Andreza SantosNascimento, Janaína Santos2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/70197Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
title |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? Pelosi, Miryam Bonadiu Terapia Ocupacional Tecnologia Assistiva Educação a Distância Tecnologia Assistiva Educação a Distância |
title_short |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
title_full |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? |
author |
Pelosi, Miryam Bonadiu |
author_facet |
Pelosi, Miryam Bonadiu Ferreira, Karine Guedes Munaretti, Andreza Santos Nascimento, Janaína Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Karine Guedes Munaretti, Andreza Santos Nascimento, Janaína Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelosi, Miryam Bonadiu Ferreira, Karine Guedes Munaretti, Andreza Santos Nascimento, Janaína Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional Tecnologia Assistiva Educação a Distância Tecnologia Assistiva Educação a Distância |
topic |
Terapia Ocupacional Tecnologia Assistiva Educação a Distância Tecnologia Assistiva Educação a Distância |
description |
A disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197 10.22456/1982-1654.70197 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.70197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197/50276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183498481664 |