EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelosi, Miryam Bonadiu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Karine Guedes, Munaretti, Andreza Santos, Nascimento, Janaína Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197
Resumo: A disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade.
id UFRGS-7_18754ae79a7e13531147e65e896ad510
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/70197
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?Terapia OcupacionalTecnologia AssistivaEducação a DistânciaTecnologia AssistivaEducação a DistânciaA disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7019710.22456/1982-1654.70197Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197/50276Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPelosi, Miryam BonadiuFerreira, Karine GuedesMunaretti, Andreza SantosNascimento, Janaína Santos2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/70197Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
title EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
spellingShingle EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
Pelosi, Miryam Bonadiu
Terapia Ocupacional
Tecnologia Assistiva
Educação a Distância
Tecnologia Assistiva
Educação a Distância
title_short EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
title_full EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
title_fullStr EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
title_sort EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA?
author Pelosi, Miryam Bonadiu
author_facet Pelosi, Miryam Bonadiu
Ferreira, Karine Guedes
Munaretti, Andreza Santos
Nascimento, Janaína Santos
author_role author
author2 Ferreira, Karine Guedes
Munaretti, Andreza Santos
Nascimento, Janaína Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelosi, Miryam Bonadiu
Ferreira, Karine Guedes
Munaretti, Andreza Santos
Nascimento, Janaína Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Tecnologia Assistiva
Educação a Distância
Tecnologia Assistiva
Educação a Distância
topic Terapia Ocupacional
Tecnologia Assistiva
Educação a Distância
Tecnologia Assistiva
Educação a Distância
description A disponibilidade de novas tecnologias modificou a forma como as pessoas trocam informações e se comunicam, e beneficiou aquelas com dificuldades comunicativas, criando oportunidades para as Pessoas com Deficiência. Entretanto, este avanço demanda que os terapeutas ocupacionais aprimorem seus conhecimentos em Tecnologia Assistiva. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de realização de um curso piloto, a distância, em Comunicação Alternativa. Esse foi ofertado na Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas, e contou com 119 inscritos. A avaliação das atividades demonstrou que os alunos compreenderam os tópicos abordados no curso e que foram capazes de desenvolver projetos completos com o software Prancha Fácil e com os aplicativos do Portal Arasaac. A experiência mostrou que o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para formação de profissionais que trabalham na área de Tecnologia Assistiva, possibilita o aprendizado de conhecimento suficiente para a realização de atividades práticas de boa qualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197
10.22456/1982-1654.70197
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.70197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70197/50276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183498481664