Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Montilha, Rita de Cassia Ietto, Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula, Sperque, Jaqueline, Azevedo, Tássia Lopes de, Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano.
id UFRGS-7_9e68577b75a5ff312185271453effda4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23190
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência VisualTecnologia AssistivaCegueiraBaixa visãoPedagogiaTerapia OcupacionalTecnologia AssistivaEste trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo e qualitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2319010.22456/1982-1654.23190Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190/23697Rodrigues Freire Gasparetto, Maria ElisabeteMontilha, Rita de Cassia IettoArruda, Sonia Maria Chadi de PaulaSperque, JaquelineAzevedo, Tássia Lopes deNobre, Maria Inês Rubo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-01T14:02:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/23190Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-01-01T14:02:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
title Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
spellingShingle Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete
Tecnologia Assistiva
Cegueira
Baixa visão
Pedagogia
Terapia Ocupacional
Tecnologia Assistiva
title_short Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
title_full Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
title_fullStr Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
title_full_unstemmed Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
title_sort Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
author Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete
author_facet Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete
Montilha, Rita de Cassia Ietto
Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula
Sperque, Jaqueline
Azevedo, Tássia Lopes de
Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
author_role author
author2 Montilha, Rita de Cassia Ietto
Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula
Sperque, Jaqueline
Azevedo, Tássia Lopes de
Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete
Montilha, Rita de Cassia Ietto
Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula
Sperque, Jaqueline
Azevedo, Tássia Lopes de
Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Cegueira
Baixa visão
Pedagogia
Terapia Ocupacional
Tecnologia Assistiva
topic Tecnologia Assistiva
Cegueira
Baixa visão
Pedagogia
Terapia Ocupacional
Tecnologia Assistiva
description Este trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quantitativo e qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190
10.22456/1982-1654.23190
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.23190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190/23697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology
Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182637600768