Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190 |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano. |
id |
UFRGS-7_9e68577b75a5ff312185271453effda4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23190 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência VisualTecnologia AssistivaCegueiraBaixa visãoPedagogiaTerapia OcupacionalTecnologia AssistivaEste trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo e qualitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2319010.22456/1982-1654.23190Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190/23697Rodrigues Freire Gasparetto, Maria ElisabeteMontilha, Rita de Cassia IettoArruda, Sonia Maria Chadi de PaulaSperque, JaquelineAzevedo, Tássia Lopes deNobre, Maria Inês Rubo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-01T14:02:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/23190Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-01-01T14:02:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
title |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
spellingShingle |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete Tecnologia Assistiva Cegueira Baixa visão Pedagogia Terapia Ocupacional Tecnologia Assistiva |
title_short |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
title_full |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
title_fullStr |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
title_full_unstemmed |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
title_sort |
Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual |
author |
Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete |
author_facet |
Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete Montilha, Rita de Cassia Ietto Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula Sperque, Jaqueline Azevedo, Tássia Lopes de Nobre, Maria Inês Rubo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Montilha, Rita de Cassia Ietto Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula Sperque, Jaqueline Azevedo, Tássia Lopes de Nobre, Maria Inês Rubo de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Freire Gasparetto, Maria Elisabete Montilha, Rita de Cassia Ietto Arruda, Sonia Maria Chadi de Paula Sperque, Jaqueline Azevedo, Tássia Lopes de Nobre, Maria Inês Rubo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Cegueira Baixa visão Pedagogia Terapia Ocupacional Tecnologia Assistiva |
topic |
Tecnologia Assistiva Cegueira Baixa visão Pedagogia Terapia Ocupacional Tecnologia Assistiva |
description |
Este trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quantitativo e qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190 10.22456/1982-1654.23190 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.23190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190/23697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182637600768 |