Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68762 |
Resumo: | O Ensino Fundamental I é uma fase de extrema importância durante a escolarização, visto que a etapa de alfabetização é essencial para a continuação do ciclo. Desta forma, torna-se necessário inovar e modificar a dinâmica dentro da sala de aula, para que os alunos mantenham-se interessados e focados na aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um método diferente do convencional para complementar o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no âmbito de interpretação de textos, no Ensino Fundamental I. O aspecto diferencial deste estudo consiste na utilização de animações como material complementar aos textos tradicionalmente trabalhados em sala de aula. Após a aplicação da pesquisa experimental, os principais resultados mostraram que os recursos propostos se apresentam como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem do tema. |
id |
UFRGS-7_1a53aa0170a6f138e07f5a8a7653c11d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/68762 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental IO Ensino Fundamental I é uma fase de extrema importância durante a escolarização, visto que a etapa de alfabetização é essencial para a continuação do ciclo. Desta forma, torna-se necessário inovar e modificar a dinâmica dentro da sala de aula, para que os alunos mantenham-se interessados e focados na aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um método diferente do convencional para complementar o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no âmbito de interpretação de textos, no Ensino Fundamental I. O aspecto diferencial deste estudo consiste na utilização de animações como material complementar aos textos tradicionalmente trabalhados em sala de aula. Após a aplicação da pesquisa experimental, os principais resultados mostraram que os recursos propostos se apresentam como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem do tema.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6876210.22456/1982-1654.68762Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68762/47122Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aparecida Melize MotaSeabra, Rodrigo DuarteRomano, Valter Pereira2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/68762Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
title |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I Silva, Aparecida Melize Mota |
title_short |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
title_full |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
title_sort |
Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I |
author |
Silva, Aparecida Melize Mota |
author_facet |
Silva, Aparecida Melize Mota Seabra, Rodrigo Duarte Romano, Valter Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Seabra, Rodrigo Duarte Romano, Valter Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aparecida Melize Mota Seabra, Rodrigo Duarte Romano, Valter Pereira |
description |
O Ensino Fundamental I é uma fase de extrema importância durante a escolarização, visto que a etapa de alfabetização é essencial para a continuação do ciclo. Desta forma, torna-se necessário inovar e modificar a dinâmica dentro da sala de aula, para que os alunos mantenham-se interessados e focados na aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um método diferente do convencional para complementar o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no âmbito de interpretação de textos, no Ensino Fundamental I. O aspecto diferencial deste estudo consiste na utilização de animações como material complementar aos textos tradicionalmente trabalhados em sala de aula. Após a aplicação da pesquisa experimental, os principais resultados mostraram que os recursos propostos se apresentam como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem do tema. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68762 10.22456/1982-1654.68762 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68762 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.68762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68762/47122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183483801600 |