Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Couto Junior, Dilton Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644
Resumo: Este texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias.
id UFRGS-7_1ca315f9593268cb415d9d182750ecea
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/16644
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógicaMídiasPrática PedagógicaEducação InfantilEste texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1664410.22456/1982-1654.16644Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644/28007do Couto Junior, Dilton Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/16644Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:57Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
title Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
spellingShingle Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
do Couto Junior, Dilton Ribeiro
Mídias
Prática Pedagógica
Educação Infantil
title_short Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
title_full Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
title_fullStr Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
title_full_unstemmed Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
title_sort Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
author do Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_facet do Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Couto Junior, Dilton Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias
Prática Pedagógica
Educação Infantil
topic Mídias
Prática Pedagógica
Educação Infantil
description Este texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644
10.22456/1982-1654.16644
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.16644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644/28007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182280036352