Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644 |
Resumo: | Este texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias. |
id |
UFRGS-7_1ca315f9593268cb415d9d182750ecea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/16644 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógicaMídiasPrática PedagógicaEducação InfantilEste texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1664410.22456/1982-1654.16644Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644/28007do Couto Junior, Dilton Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/16644Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:57Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
title |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
spellingShingle |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica do Couto Junior, Dilton Ribeiro Mídias Prática Pedagógica Educação Infantil |
title_short |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
title_full |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
title_fullStr |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
title_sort |
Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica |
author |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_facet |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias Prática Pedagógica Educação Infantil |
topic |
Mídias Prática Pedagógica Educação Infantil |
description |
Este texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644 10.22456/1982-1654.16644 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.16644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644/28007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182280036352 |