Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ligia Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49335
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_1ec3f951956b6619f49315be3e7c6cb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49335
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogiaEducação infantilPráticas pedagógicasDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Com um levantamento em plataformas/bases de trabalhos científicos, é possível localizar que a prática pedagógica, que toma o uso de projetos na primeira etapa da Educação Básica, tem estado na pauta dos estudos nas últimas duas décadas com maior recorrência. A constatação de um debate científico não exclui a pertinência de uma observância, no ‘chão da pré-escola’, de como os projetos têm sido considerados e efetivados. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo geral compreender o uso que tem sido feito de projetos na Educação Infantil e suas concepções e práticas, por meio de ações evidenciadas em um Centro de Educação Infantil (CEI), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, o caminho se divide em três intenções específicas, que buscam identificar o que se caracteriza como projetos na Educação Infantil, a partir de uma perspectiva da Pedagogia da Infância, perpassando pelas orientações sobre o trabalho com projetos, que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) tem direcionado às unidades de Educação Infantil e finalizando com a análise dos relatos de docentes da primeira etapa sobre a sua prática com projetos com as crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, tendo como pressupostos a investigação praxeológica (Formosinho, 2016). Os sujeitos envolvidos são as professoras, a coordenadora e a diretora do CEI. Os procedimentos para a realização da pesquisa foram: levantamento bibliográfico e documental, entrevista semiestruturada com as participantes, rodas de conversa e observação participante com gravação de voz e registro em diário de campo. Percebeu-se que, desde quando se indica um tema para um projeto até o momento em que é formulado, pensado e, por fim, como é efetivado com as crianças, a sua construção atravessa um processo complexo de entendimentos diversificados, múltiplos, que interfere na formação docente e na coordenação pedagógica. Embora haja um entendimento de que as crianças devem ser partícipes no processo de construção de um projeto, na prática, há desafios para que a efetiva escuta e a participação das crianças se realizem.It is possible to find, based on scientific websites, that the pedagogical practice, which takes projects in the first stage of basic education, has been on the agenda of studies in the last two decades with greater recurrence. The finding of a scientific debate does not exclude the pertinence of an observance, on the 'pre-school ground', of how projects have been considered and carried out. Taking it account, this dissertation has the general aim of understanding the use, that has been made, of projects in Early Childhood Education and their conceptions and practices, through actions evidenced in an Early Childhood Education Center (CEI), of the State Department of Education of the District Federal (SEEDF). To this end, it was divided into three specific intentions, which look for to specify what is characterized as projects in Early Childhood Education, from a perspective of childhood pedagogy; passing through the guidelines on working with projects, which the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) has directed to the Early Childhood Education units; ending with the analysis of teachers reports of the first stage about their practice with children projects. The methodology being used is qualitative research and is based on praxeological research. The people involved are teachers, the coordinator, and the principle of CEI. The procedures for carrying out the research were: bibliographical and documental survey, semi-structured interview with the participants, talking circles and participant observation with voice recording and field diary. It was noticed that from the moment a subject for the project is indicated until the moment it is formulated, thought and, finally, how it is carried out with the children, its construction goes through a complex process of diversified, multiple, understandings, which affects teacher training and pedagogical coordination. There is an understanding that children should be participants in the process of building a project, but there are challenges in practice that allow for effective listening and participation of children.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBarbosa, Etienne Baldez LouzadaTeixeira, Ligia Almeida2024-07-30T18:14:57Z2024-07-30T18:14:57Z2024-07-302023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Ligia Almeida. Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-30T18:14:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/49335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-30T18:14:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
title Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
spellingShingle Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
Teixeira, Ligia Almeida
Educação infantil
Práticas pedagógicas
title_short Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
title_full Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
title_fullStr Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
title_full_unstemmed Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
title_sort Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia
author Teixeira, Ligia Almeida
author_facet Teixeira, Ligia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Etienne Baldez Louzada
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ligia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Práticas pedagógicas
topic Educação infantil
Práticas pedagógicas
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-07-30T18:14:57Z
2024-07-30T18:14:57Z
2024-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Ligia Almeida. Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49335
identifier_str_mv TEIXEIRA, Ligia Almeida. Projetos na educação infantil: desafios, práticas e proposições de uma pedagogia. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508339506184192