Interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, José da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172
Resumo: Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade.
id UFRGS-7_1ce27d2ffe346df61d801751c821d9b1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8172
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling InterdisciplinaridadeInterdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/817210.22456/1982-1654.8172Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 2 (2005): Interdisciplinary ReflectionsInformática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 2 (2005): Reflexões Interdisciplinares1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172/4858Ribeiro, José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:26:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/8172Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:26:12Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade
title Interdisciplinaridade
spellingShingle Interdisciplinaridade
Ribeiro, José da Silva
Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.
title_short Interdisciplinaridade
title_full Interdisciplinaridade
title_fullStr Interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade
title_sort Interdisciplinaridade
author Ribeiro, José da Silva
author_facet Ribeiro, José da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, José da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.
topic Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.
description Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172
10.22456/1982-1654.8172
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.8172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172/4858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 2 (2005): Interdisciplinary Reflections
Informática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 2 (2005): Reflexões Interdisciplinares
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181661376512