A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caron, Monica Filomena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Salles, Luis Francisco P. P. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
DOI: 10.22456/1982-1654.46218
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218
Resumo: A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.
id UFRGS-7_221098ab9aca8a444088234566a76d15
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/46218
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
spelling A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologiablogensino de biologiablogs e ensino de biologiaA pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise baseada no Paradigma Indiciárioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4621810.22456/1982-1654.46218Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218/32527Caron, Monica FilomenaSalles, Luis Francisco P. P. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/46218Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
title A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
spellingShingle A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
Caron, Monica Filomena
blog
ensino de biologia
blogs e ensino de biologia
Caron, Monica Filomena
blog
ensino de biologia
blogs e ensino de biologia
title_short A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_full A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_fullStr A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_full_unstemmed A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_sort A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
author Caron, Monica Filomena
author_facet Caron, Monica Filomena
Caron, Monica Filomena
Salles, Luis Francisco P. P. S.
Salles, Luis Francisco P. P. S.
author_role author
author2 Salles, Luis Francisco P. P. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caron, Monica Filomena
Salles, Luis Francisco P. P. S.
dc.subject.por.fl_str_mv blog
ensino de biologia
blogs e ensino de biologia
topic blog
ensino de biologia
blogs e ensino de biologia
description A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise baseada no Paradigma Indiciário
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218
10.22456/1982-1654.46218
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.46218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218/32527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1822182845345431552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22456/1982-1654.46218