A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.46218 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218 |
Resumo: | A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado. |
id |
UFRGS-7_221098ab9aca8a444088234566a76d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/46218 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
spelling |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologiablogensino de biologiablogs e ensino de biologiaA pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise baseada no Paradigma Indiciárioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4621810.22456/1982-1654.46218Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218/32527Caron, Monica FilomenaSalles, Luis Francisco P. P. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/46218Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
spellingShingle |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia Caron, Monica Filomena blog ensino de biologia blogs e ensino de biologia Caron, Monica Filomena blog ensino de biologia blogs e ensino de biologia |
title_short |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_full |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_fullStr |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_full_unstemmed |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_sort |
A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia |
author |
Caron, Monica Filomena |
author_facet |
Caron, Monica Filomena Caron, Monica Filomena Salles, Luis Francisco P. P. S. Salles, Luis Francisco P. P. S. |
author_role |
author |
author2 |
Salles, Luis Francisco P. P. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caron, Monica Filomena Salles, Luis Francisco P. P. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
blog ensino de biologia blogs e ensino de biologia |
topic |
blog ensino de biologia blogs e ensino de biologia |
description |
A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise baseada no Paradigma Indiciário |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218 10.22456/1982-1654.46218 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.46218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218/32527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1822182845345431552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/1982-1654.46218 |