Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Lilian
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Edson Luiz André de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659
Resumo: No presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.
id UFRGS-7_2b3b82bca5e8238b56d7010c18a9e665
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/54659
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagemImagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.Relações entre imagem e palavraNo presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCrítica da imagem, crítica da arteapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5465910.22456/1982-1654.54659Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659/36457Hack, LilianSousa, Edson Luiz André deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/54659Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
title Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
spellingShingle Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
Hack, Lilian
Imagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.
Relações entre imagem e palavra
title_short Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
title_full Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
title_fullStr Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
title_full_unstemmed Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
title_sort Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
author Hack, Lilian
author_facet Hack, Lilian
Sousa, Edson Luiz André de
author_role author
author2 Sousa, Edson Luiz André de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Lilian
Sousa, Edson Luiz André de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.
Relações entre imagem e palavra
topic Imagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.
Relações entre imagem e palavra
description No presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Crítica da imagem, crítica da arte
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659
10.22456/1982-1654.54659
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.54659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659/36457
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183135674368