Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659 |
Resumo: | No presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem. |
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Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagemImagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.Relações entre imagem e palavraNo presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCrítica da imagem, crítica da arteapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5465910.22456/1982-1654.54659Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54659/36457Hack, LilianSousa, Edson Luiz André deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/54659Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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No presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem. |
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