LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62116 |
Resumo: | Nessa pesquisa foi realizado um levantamento dos estudos que discutem a temática das TIC na Educação e da EaD. Trata-se de estudo quantitativo realizado a partir dos periódicos submetidos à metodologia Qualis da CAPES, cadastrados nas áreas de Educação e Ensino e avaliados com estrados A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Neste levantamento foram analisadas 174 revistas. Nelas foram consultados 5.983 unidades de periódicos e como resultados foram levantados 5.613 artigos que discutem EaD ou TIC na Educação. Verificou-se que no período entre 1982 e 2000 o número de estudos, acerca dos temas desse levantamento, teve um crescimento muito tímido e pouco expressivo. Após o ano de 2000 o número de artigos publicados em periódicos Qualis e que enfocavam os temas TIC na Educação e EaD cresçe uma progressão tal que quase dobra a cada ano. Trata-se de uma área de pesquisa em vertiginoso crescimento. |
id |
UFRGS-7_35da40baa82b2c8e418fec88b204bdb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/62116 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALISPesquisa de LevantamentoTecnologias da Informação e da ComunicaçãoEducação a Distância.Pesquisa de Levantamento sobre TIC e EaDNessa pesquisa foi realizado um levantamento dos estudos que discutem a temática das TIC na Educação e da EaD. Trata-se de estudo quantitativo realizado a partir dos periódicos submetidos à metodologia Qualis da CAPES, cadastrados nas áreas de Educação e Ensino e avaliados com estrados A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Neste levantamento foram analisadas 174 revistas. Nelas foram consultados 5.983 unidades de periódicos e como resultados foram levantados 5.613 artigos que discutem EaD ou TIC na Educação. Verificou-se que no período entre 1982 e 2000 o número de estudos, acerca dos temas desse levantamento, teve um crescimento muito tímido e pouco expressivo. Após o ano de 2000 o número de artigos publicados em periódicos Qualis e que enfocavam os temas TIC na Educação e EaD cresçe uma progressão tal que quase dobra a cada ano. Trata-se de uma área de pesquisa em vertiginoso crescimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLevantamento Bibliográficoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6211610.22456/1982-1654.62116Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62116/41091Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Emanuelly TorresSilva, Ivanderson PereiraMercado, Luis Paulo Leopoldo2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/62116Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
title |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
spellingShingle |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS Nunes, Emanuelly Torres Pesquisa de Levantamento Tecnologias da Informação e da Comunicação Educação a Distância. Pesquisa de Levantamento sobre TIC e EaD |
title_short |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
title_full |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
title_fullStr |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
title_full_unstemmed |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
title_sort |
LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS |
author |
Nunes, Emanuelly Torres |
author_facet |
Nunes, Emanuelly Torres Silva, Ivanderson Pereira Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivanderson Pereira Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Emanuelly Torres Silva, Ivanderson Pereira Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa de Levantamento Tecnologias da Informação e da Comunicação Educação a Distância. Pesquisa de Levantamento sobre TIC e EaD |
topic |
Pesquisa de Levantamento Tecnologias da Informação e da Comunicação Educação a Distância. Pesquisa de Levantamento sobre TIC e EaD |
description |
Nessa pesquisa foi realizado um levantamento dos estudos que discutem a temática das TIC na Educação e da EaD. Trata-se de estudo quantitativo realizado a partir dos periódicos submetidos à metodologia Qualis da CAPES, cadastrados nas áreas de Educação e Ensino e avaliados com estrados A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Neste levantamento foram analisadas 174 revistas. Nelas foram consultados 5.983 unidades de periódicos e como resultados foram levantados 5.613 artigos que discutem EaD ou TIC na Educação. Verificou-se que no período entre 1982 e 2000 o número de estudos, acerca dos temas desse levantamento, teve um crescimento muito tímido e pouco expressivo. Após o ano de 2000 o número de artigos publicados em periódicos Qualis e que enfocavam os temas TIC na Educação e EaD cresçe uma progressão tal que quase dobra a cada ano. Trata-se de uma área de pesquisa em vertiginoso crescimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Levantamento Bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62116 10.22456/1982-1654.62116 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62116 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.62116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62116/41091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183188103168 |