Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eduardo de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wisniewski, Henrique dos Santos, Hornink, Gabriel Gerber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/81149
Resumo: A crescente procura por cursos online gera uma demanda por instrumentos que auxiliem os formadores na compreensão das interações educacionais online. Focando no ambiente Moodle, desenvolveu-se a ferramenta inMapMoodle© que possibilita a geração de grafos direcionais (mapas de interação) dos fóruns de discussão. A partir da experimentação em dois cursos online de formação de tutores para cursos EAD, avaliou-se sua aplicabilidade em um contexto educacional, perpassando pela avaliação de sua usabilidade computacional. Esta, fundamentou-se nas heurísticas de Nielsen (checklist), além de incluir o Método de Inspeção Semiótica (MIS) e mapas de calor da tela. Aplicou-se questionário pós-curso focando na percepção de uso da ferramenta pelos participantes. Os dados evidenciaram a usabilidade e o potencial da ferramenta, indicando caminhos para seu uso e melhoria.
id UFRGS-7_3774f2cbcfb6f0cc6a4d3ae05c4b9783
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/81149
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodleinMapMoodle©Fóruns de discussãoUsabilidadeSociointeracionismoGrafos.Tecnologias Moderação OnlineA crescente procura por cursos online gera uma demanda por instrumentos que auxiliem os formadores na compreensão das interações educacionais online. Focando no ambiente Moodle, desenvolveu-se a ferramenta inMapMoodle© que possibilita a geração de grafos direcionais (mapas de interação) dos fóruns de discussão. A partir da experimentação em dois cursos online de formação de tutores para cursos EAD, avaliou-se sua aplicabilidade em um contexto educacional, perpassando pela avaliação de sua usabilidade computacional. Esta, fundamentou-se nas heurísticas de Nielsen (checklist), além de incluir o Método de Inspeção Semiótica (MIS) e mapas de calor da tela. Aplicou-se questionário pós-curso focando na percepção de uso da ferramenta pelos participantes. Os dados evidenciaram a usabilidade e o potencial da ferramenta, indicando caminhos para seu uso e melhoria.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8114910.22456/1982-1654.81149Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/81149/52124Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Eduardo de AlmeidaWisniewski, Henrique dos SantosHornink, Gabriel Gerber2022-01-06T18:27:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/81149Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:27:23Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
title Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
spellingShingle Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
Rodrigues, Eduardo de Almeida
inMapMoodle©
Fóruns de discussão
Usabilidade
Sociointeracionismo
Grafos.
Tecnologias Moderação Online
title_short Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
title_full Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
title_fullStr Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
title_full_unstemmed Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
title_sort Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle
author Rodrigues, Eduardo de Almeida
author_facet Rodrigues, Eduardo de Almeida
Wisniewski, Henrique dos Santos
Hornink, Gabriel Gerber
author_role author
author2 Wisniewski, Henrique dos Santos
Hornink, Gabriel Gerber
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eduardo de Almeida
Wisniewski, Henrique dos Santos
Hornink, Gabriel Gerber
dc.subject.por.fl_str_mv inMapMoodle©
Fóruns de discussão
Usabilidade
Sociointeracionismo
Grafos.
Tecnologias Moderação Online
topic inMapMoodle©
Fóruns de discussão
Usabilidade
Sociointeracionismo
Grafos.
Tecnologias Moderação Online
description A crescente procura por cursos online gera uma demanda por instrumentos que auxiliem os formadores na compreensão das interações educacionais online. Focando no ambiente Moodle, desenvolveu-se a ferramenta inMapMoodle© que possibilita a geração de grafos direcionais (mapas de interação) dos fóruns de discussão. A partir da experimentação em dois cursos online de formação de tutores para cursos EAD, avaliou-se sua aplicabilidade em um contexto educacional, perpassando pela avaliação de sua usabilidade computacional. Esta, fundamentou-se nas heurísticas de Nielsen (checklist), além de incluir o Método de Inspeção Semiótica (MIS) e mapas de calor da tela. Aplicou-se questionário pós-curso focando na percepção de uso da ferramenta pelos participantes. Os dados evidenciaram a usabilidade e o potencial da ferramenta, indicando caminhos para seu uso e melhoria.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/81149
10.22456/1982-1654.81149
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/81149
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.81149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/81149/52124
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183568736256