Avaliação fuzzy do Simulador de Realidade Virtual REANIME para o Aprendizado de Profissionais da Saúde
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/106202 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de avaliar o sistema especialista fuzzy a partir do simulador de realidade virtual REANIME para o aprendizado de profissionais de saúde no processo de reanimação neonatal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo não-probabilístico por conveniência, tendo em vista que a amostra dos profissionais de saúde participantes ocorreu por adesão, de forma voluntária. Como resultado, pode-se destacar que a avaliação dos profissionais da saúde foi classificada como concordância quase perfeita, visto que das oitos simulações satisfatórias, apenas uma apresentou discordância no que diz respeito às regras fuzzy. Em simulações classificadas como insatisfatórias não ocorreu nenhum erro. Assim, conclui-se que o modelo fuzzy implementado foi considerado satisfatório para o aprendizado em reanimação neonatal. Contudo, sugere-se que outras simulações sejam realizadas no sentido de contribuir com futuros trabalhos. |
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Avaliação fuzzy do Simulador de Realidade Virtual REANIME para o Aprendizado de Profissionais da SaúdeAprendizadoReanimação neonatalRealidade virtualFuzzy.Realidade VirtualEste artigo tem o objetivo de avaliar o sistema especialista fuzzy a partir do simulador de realidade virtual REANIME para o aprendizado de profissionais de saúde no processo de reanimação neonatal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo não-probabilístico por conveniência, tendo em vista que a amostra dos profissionais de saúde participantes ocorreu por adesão, de forma voluntária. Como resultado, pode-se destacar que a avaliação dos profissionais da saúde foi classificada como concordância quase perfeita, visto que das oitos simulações satisfatórias, apenas uma apresentou discordância no que diz respeito às regras fuzzy. Em simulações classificadas como insatisfatórias não ocorreu nenhum erro. Assim, conclui-se que o modelo fuzzy implementado foi considerado satisfatório para o aprendizado em reanimação neonatal. Contudo, sugere-se que outras simulações sejam realizadas no sentido de contribuir com futuros trabalhos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa aplicada, do tipo quantitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10620210.22456/1982-1654.106202Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/106202/64444Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Ana Carolina CostaRamalho, Juliana Paiva Góesdo Nascimento, João Agnaldodos Santos, Sérgio Ribeirode Araújo, Juliana Sousa Soaresda Silva, Luiz Bueno2021-12-28T18:20:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/106202Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-12-28T18:20:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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