Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno. |
id |
UFRGS-7_3dcd9605ac51928ce167e2aef9515ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/21974 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativocontexto culturaladaptaçãoe-learningModelo do usuáriosistemas adaptativosEste artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2197410.22456/1982-1654.21974Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974/13983Gasparini, IsabelaKemczinski, AvanildePimenta, Marcelo SoaresPalazzo Moreira de Oliveira, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/21974Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
title |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
spellingShingle |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo Gasparini, Isabela contexto cultural adaptação e-learning Modelo do usuário sistemas adaptativos |
title_short |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
title_full |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
title_fullStr |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
title_full_unstemmed |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
title_sort |
Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo |
author |
Gasparini, Isabela |
author_facet |
Gasparini, Isabela Kemczinski, Avanilde Pimenta, Marcelo Soares Palazzo Moreira de Oliveira, José |
author_role |
author |
author2 |
Kemczinski, Avanilde Pimenta, Marcelo Soares Palazzo Moreira de Oliveira, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparini, Isabela Kemczinski, Avanilde Pimenta, Marcelo Soares Palazzo Moreira de Oliveira, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
contexto cultural adaptação e-learning Modelo do usuário sistemas adaptativos |
topic |
contexto cultural adaptação e-learning Modelo do usuário sistemas adaptativos |
description |
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974 10.22456/1982-1654.21974 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.21974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974/13983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182611386368 |