Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Isabela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kemczinski, Avanilde, Pimenta, Marcelo Soares, Palazzo Moreira de Oliveira, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974
Resumo: Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno.
id UFRGS-7_3dcd9605ac51928ce167e2aef9515ccf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21974
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativocontexto culturaladaptaçãoe-learningModelo do usuáriosistemas adaptativosEste artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2197410.22456/1982-1654.21974Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974/13983Gasparini, IsabelaKemczinski, AvanildePimenta, Marcelo SoaresPalazzo Moreira de Oliveira, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/21974Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
title Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
spellingShingle Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
Gasparini, Isabela
contexto cultural
adaptação
e-learning
Modelo do usuário
sistemas adaptativos
title_short Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
title_full Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
title_fullStr Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
title_full_unstemmed Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
title_sort Modelo do usuário sensível ao contexto cultural em um sistema e-learning adaptativo
author Gasparini, Isabela
author_facet Gasparini, Isabela
Kemczinski, Avanilde
Pimenta, Marcelo Soares
Palazzo Moreira de Oliveira, José
author_role author
author2 Kemczinski, Avanilde
Pimenta, Marcelo Soares
Palazzo Moreira de Oliveira, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparini, Isabela
Kemczinski, Avanilde
Pimenta, Marcelo Soares
Palazzo Moreira de Oliveira, José
dc.subject.por.fl_str_mv contexto cultural
adaptação
e-learning
Modelo do usuário
sistemas adaptativos
topic contexto cultural
adaptação
e-learning
Modelo do usuário
sistemas adaptativos
description Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem do aluno em sistemas de e-learning para melhorar as capacidades de personalização, levando em consideração várias perspectivas complementares de contexto, como os contextos pessoal, educacional, tecnológico e especialmente o contexto cultural. As principais características da nossa abordagem são descritas e ilustradas, em particular detalhando (i) a adoção de ontologias para representação de modelos de contexto e (ii) como o contexto cultural poder ser modelado como uma extensão do tradicional modelo do aluno.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974
10.22456/1982-1654.21974
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.21974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21974/13983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects
Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182611386368