O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218 |
Resumo: | Devido mudanças na forma de construção do conhecimento, impulsionada pela onipresença dos recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, surge necessidade de novas metodologias de ensino e aprendizagem na educação superior. Assim, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado em uma disciplina de abordagem mista (Blended Learning), de um curso do ensino superior. Tal abordagem caracteriza-se, de acordo com a taxonomia de Staker e Horn (2012), como modelo sala de aula invertida, do grupo rodízio. Após execução do estudo de caso, realizou-se coleta de dados por meio de um questionário eletrônico para, a partir de análise qualitativa, verificar o uso da ferramenta colaborativa fórum de discussão da plataforma educacional – Moodle. De acordo com os dados analisados, o uso da ferramenta colaborativa fórum, contribuiu na compreensão e identificação de conceitos e temáticas relacionados à disciplina, sendo tal tecnologia relevante para maior eficácia do modelo adotado em aula. |
id |
UFRGS-7_442ba838dd0dc26acf9eff0277158b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/85218 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superiorFórum de discussãoAmbiente Virtual de Ensino e AprendizagemFerramenta ColaborativaBlended LearningBlended LearnigDevido mudanças na forma de construção do conhecimento, impulsionada pela onipresença dos recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, surge necessidade de novas metodologias de ensino e aprendizagem na educação superior. Assim, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado em uma disciplina de abordagem mista (Blended Learning), de um curso do ensino superior. Tal abordagem caracteriza-se, de acordo com a taxonomia de Staker e Horn (2012), como modelo sala de aula invertida, do grupo rodízio. Após execução do estudo de caso, realizou-se coleta de dados por meio de um questionário eletrônico para, a partir de análise qualitativa, verificar o uso da ferramenta colaborativa fórum de discussão da plataforma educacional – Moodle. De acordo com os dados analisados, o uso da ferramenta colaborativa fórum, contribuiu na compreensão e identificação de conceitos e temáticas relacionados à disciplina, sendo tal tecnologia relevante para maior eficácia do modelo adotado em aula.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8521810.22456/1982-1654.85218Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218/52126Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, NatanaDe Lavechia, JanineMendes, Angelita DarelaSpanhol, FernandoLunardi, Giovani Mendonça2022-01-06T18:27:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/85218Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:27:23Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
title |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
spellingShingle |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior Pereira, Natana Fórum de discussão Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Ferramenta Colaborativa Blended Learning Blended Learnig |
title_short |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
title_full |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
title_fullStr |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
title_full_unstemmed |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
title_sort |
O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior |
author |
Pereira, Natana |
author_facet |
Pereira, Natana De Lavechia, Janine Mendes, Angelita Darela Spanhol, Fernando Lunardi, Giovani Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
De Lavechia, Janine Mendes, Angelita Darela Spanhol, Fernando Lunardi, Giovani Mendonça |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Natana De Lavechia, Janine Mendes, Angelita Darela Spanhol, Fernando Lunardi, Giovani Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórum de discussão Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Ferramenta Colaborativa Blended Learning Blended Learnig |
topic |
Fórum de discussão Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Ferramenta Colaborativa Blended Learning Blended Learnig |
description |
Devido mudanças na forma de construção do conhecimento, impulsionada pela onipresença dos recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, surge necessidade de novas metodologias de ensino e aprendizagem na educação superior. Assim, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado em uma disciplina de abordagem mista (Blended Learning), de um curso do ensino superior. Tal abordagem caracteriza-se, de acordo com a taxonomia de Staker e Horn (2012), como modelo sala de aula invertida, do grupo rodízio. Após execução do estudo de caso, realizou-se coleta de dados por meio de um questionário eletrônico para, a partir de análise qualitativa, verificar o uso da ferramenta colaborativa fórum de discussão da plataforma educacional – Moodle. De acordo com os dados analisados, o uso da ferramenta colaborativa fórum, contribuiu na compreensão e identificação de conceitos e temáticas relacionados à disciplina, sendo tal tecnologia relevante para maior eficácia do modelo adotado em aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218 10.22456/1982-1654.85218 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.85218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218/52126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 3 (2018): Processo Ensino-Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais, Recursos Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183573979136 |