A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Ferreira, Naidson Clayr
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630
Resumo: O trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades.
id UFRGS-7_4e80de819d6ddb5723b88f8dc96841f7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12630
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus GuanambiInformáticaPrática PedagógicaEnsino/AprendizagemO trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1263010.22456/1982-1654.12630Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630/12045Santos Ferreira, Naidson Clayrinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/12630Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
title A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
spellingShingle A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
Santos Ferreira, Naidson Clayr
Informática
Prática Pedagógica
Ensino/Aprendizagem
title_short A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
title_full A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
title_fullStr A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
title_full_unstemmed A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
title_sort A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
author Santos Ferreira, Naidson Clayr
author_facet Santos Ferreira, Naidson Clayr
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Ferreira, Naidson Clayr
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Prática Pedagógica
Ensino/Aprendizagem
topic Informática
Prática Pedagógica
Ensino/Aprendizagem
description O trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630
10.22456/1982-1654.12630
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630/12045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438653888462848