A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades. |
id |
UFRGS-7_4e80de819d6ddb5723b88f8dc96841f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/12630 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus GuanambiInformáticaPrática PedagógicaEnsino/AprendizagemO trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1263010.22456/1982-1654.12630Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630/12045Santos Ferreira, Naidson Clayrinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/12630Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
title |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
spellingShingle |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi Santos Ferreira, Naidson Clayr Informática Prática Pedagógica Ensino/Aprendizagem |
title_short |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
title_full |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
title_fullStr |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
title_full_unstemmed |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
title_sort |
A Informática no Processo de Ensino Aprendizagem do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi |
author |
Santos Ferreira, Naidson Clayr |
author_facet |
Santos Ferreira, Naidson Clayr |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Ferreira, Naidson Clayr |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Prática Pedagógica Ensino/Aprendizagem |
topic |
Informática Prática Pedagógica Ensino/Aprendizagem |
description |
O trabalho tem por objetivo geral descrever o uso da informática na prática pedagógica dos docentes do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Analisamos o nível de familiaridade dos docentes com a informática; identificamos os elementos objetivos e subjetivos que condicionam o uso do Laboratório de Informática; identificamos as possibilidades e potencialidades do uso da informática como ferramenta de ensino na IF Baiano – Campus Guanambi. Este estudo foi realizado com 33 professores que compõem o quadro docente do IF Baiano – Campus Guanambi e para isso foi utilizada uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo, fundamentada em um quadro conceitual composto a partir da revisão da literatura e em dados coletados a partir da aplicação de questionários. Com essa descrição do uso da informática no IF Baiano – Campus Guanambi, podemos oferecer instrumentos para a elaboração de propostas de melhoria de uso das tecnologias existentes na instituição, onde os docentes possam desenvolver suas atividades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630 10.22456/1982-1654.12630 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.12630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12630/12045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação. 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438653888462848 |