Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Weslei Oki de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120173
Resumo: As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à Educação, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução da atenção dada às pessoas com deficiência. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como a possibilidade de catalisar o acesso à educação superior por parte dos PcD, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade. Como parte da promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada a aplicação das orientações legais e pedagógicas para o estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos ofertados pela UAB quanto as suas adequações o atendimento dos alunos com deficiência, na superação das barreiras de acesso à educação.
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