Acesso ao ensino superior pelas pessoas com deficiência : análise de projetos pedagógicos de cursos EAD
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254344 |
Resumo: | As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à área educacional, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução na atenção às PcD. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. Observa-se a proposta de Educação Aberta e a Distância (EAD) como possibilidade catalizadora do acesso à educação superior, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade às PcD. A promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada quanto a aplicação das orientações legais e pedagógicas no estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos nacionais ofertados pela UAB quanto as suas adequações para auxílio das PcD. Pode-se verificar com isto o distanciamento entre as propostas legais e pedagógicas e o ofertado na UAB. |
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Aguiar, Weslei Oki deEstabel, Lizandra Brasil2023-02-07T05:02:58Z20221516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/254344001158525As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à área educacional, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução na atenção às PcD. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. Observa-se a proposta de Educação Aberta e a Distância (EAD) como possibilidade catalizadora do acesso à educação superior, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade às PcD. A promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada quanto a aplicação das orientações legais e pedagógicas no estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos nacionais ofertados pela UAB quanto as suas adequações para auxílio das PcD. Pode-se verificar com isto o distanciamento entre as propostas legais e pedagógicas e o ofertado na UAB.The current policies of Accessibility for People with Disabilities (The current accessibility policies for People with Disabilities (PwD), made available by the Brazilian State, through legislation and programs aimed at the educational area, especially higher education, have represented an evolution in the attention to PwD. These actions aim to expand the participation of PwD in society through education as an instrument to provide development, bringing autonomy in social activities. The Open and Distance Education (EAD) proposal is observed as a catalyst for access to higher education, thus, the Open University System of Brazil (UAB) presents itself as an opportunity for PwD. The promotion of access to higher education was verified regarding the application of legal and pedagogical guidelines in the establishment of an inclusive education, investigating the pedagogical projects of the national courses offered by the UAB regarding their adequacy to help PwD. It is possible to verify with this the distance between the legal and pedagogical proposals and what is offered at UAB.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (2022), p. 11-22Pessoas com deficiênciaEducação a distânciaPolíticas públicasPolítica de educação superiorOpen University of BrazilAccessibilityDistance educationSensory disabilityAcesso ao ensino superior pelas pessoas com deficiência : análise de projetos pedagógicos de cursos EADAccess to higher education for people with disabilities : analysis of pedagogical projects for distance learning coursesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158525.pdf.txt001158525.pdf.txtExtracted Texttext/plain46704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254344/2/001158525.pdf.txtd3e489180b8057aec627a3a5de1debd4MD52ORIGINAL001158525.pdfTexto completoapplication/pdf395635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254344/1/001158525.pdfee0ce21e76152658f07566cefa6b4f0cMD5110183/2543442023-02-08 06:04:06.870634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:04:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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