A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904 |
Resumo: | O presente artigo se constitui numa interface resultante da pesquisa de pós-doutorado em Educação que visa analisar quais são os desafios educacionais na formação de professores frente às novas gerações moduladas pela tecnologia, relacionadas à pós-modernidade. Trata-se de uma análise reflexiva acerca da imagem e suas reverberações no âmbito educacional na contemporaneidade. Os jovens “pós-modernos” ou “nativos digitais” formam o que se denominou Juventude “Y” (geração do milênio ou geração digital) e “Z”, oriundos da sociedade imagética e de grande desenvolvimento tecnológico. Uma das questões que se impõe à educação para as gerações atuais é a do entendimento dessa cultura permeada de imagens que, como agentes simbólicos, nos fornecem subsídios para o entendimento dos novos valores contemporâneos, propiciando a partir disso, a ressignificação das práticas pedagógicas, indo além das fronteiras da educação formal. |
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A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.Comunicação, Educação: Juventude. Cibercultura. Educação Contemporânea. Imagens.O presente artigo se constitui numa interface resultante da pesquisa de pós-doutorado em Educação que visa analisar quais são os desafios educacionais na formação de professores frente às novas gerações moduladas pela tecnologia, relacionadas à pós-modernidade. Trata-se de uma análise reflexiva acerca da imagem e suas reverberações no âmbito educacional na contemporaneidade. Os jovens “pós-modernos” ou “nativos digitais” formam o que se denominou Juventude “Y” (geração do milênio ou geração digital) e “Z”, oriundos da sociedade imagética e de grande desenvolvimento tecnológico. Uma das questões que se impõe à educação para as gerações atuais é a do entendimento dessa cultura permeada de imagens que, como agentes simbólicos, nos fornecem subsídios para o entendimento dos novos valores contemporâneos, propiciando a partir disso, a ressignificação das práticas pedagógicas, indo além das fronteiras da educação formal.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barros, Patrícia Marcondes de2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/390410.3895/rde.v6n9.3904Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015)1984-237610.3895/rde.v6n9reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904/2584Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:08:05Zoai:periodicos.utfpr:article/3904Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2016-09-23T17:08:05Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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