A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Patrícia Marcondes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904
Resumo: O presente artigo se constitui numa interface resultante da pesquisa de pós-doutorado em Educação que visa analisar quais são os desafios educacionais na formação de professores frente às novas gerações moduladas pela tecnologia, relacionadas à pós-modernidade. Trata-se de uma análise reflexiva acerca da imagem e suas reverberações no âmbito educacional na contemporaneidade.  Os jovens “pós-modernos” ou “nativos digitais” formam o que se denominou Juventude “Y” (geração do milênio ou geração digital) e “Z”, oriundos da sociedade imagética e de grande desenvolvimento tecnológico. Uma das questões que se impõe à educação para as gerações atuais é a do entendimento dessa cultura permeada de imagens que, como agentes simbólicos, nos fornecem subsídios para o entendimento dos novos valores contemporâneos, propiciando a partir disso, a ressignificação das práticas pedagógicas, indo além das fronteiras da educação formal.
id UTFPR-11_a6178ba9456a0d307ba516a762eb8f43
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3904
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.Comunicação, Educação: Juventude. Cibercultura. Educação Contemporânea. Imagens.O presente artigo se constitui numa interface resultante da pesquisa de pós-doutorado em Educação que visa analisar quais são os desafios educacionais na formação de professores frente às novas gerações moduladas pela tecnologia, relacionadas à pós-modernidade. Trata-se de uma análise reflexiva acerca da imagem e suas reverberações no âmbito educacional na contemporaneidade.  Os jovens “pós-modernos” ou “nativos digitais” formam o que se denominou Juventude “Y” (geração do milênio ou geração digital) e “Z”, oriundos da sociedade imagética e de grande desenvolvimento tecnológico. Uma das questões que se impõe à educação para as gerações atuais é a do entendimento dessa cultura permeada de imagens que, como agentes simbólicos, nos fornecem subsídios para o entendimento dos novos valores contemporâneos, propiciando a partir disso, a ressignificação das práticas pedagógicas, indo além das fronteiras da educação formal.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barros, Patrícia Marcondes de2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/390410.3895/rde.v6n9.3904Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015)1984-237610.3895/rde.v6n9reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904/2584Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:08:05Zoai:periodicos.utfpr:article/3904Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2016-09-23T17:08:05Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
title A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
spellingShingle A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
Barros, Patrícia Marcondes de
Comunicação, Educação
: Juventude. Cibercultura. Educação Contemporânea. Imagens.
title_short A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
title_full A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
title_fullStr A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
title_full_unstemmed A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
title_sort A educação contemporânea através das imagens: juventude, cibercultura e formação docente.
author Barros, Patrícia Marcondes de
author_facet Barros, Patrícia Marcondes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Patrícia Marcondes de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação, Educação
: Juventude. Cibercultura. Educação Contemporânea. Imagens.
topic Comunicação, Educação
: Juventude. Cibercultura. Educação Contemporânea. Imagens.
description O presente artigo se constitui numa interface resultante da pesquisa de pós-doutorado em Educação que visa analisar quais são os desafios educacionais na formação de professores frente às novas gerações moduladas pela tecnologia, relacionadas à pós-modernidade. Trata-se de uma análise reflexiva acerca da imagem e suas reverberações no âmbito educacional na contemporaneidade.  Os jovens “pós-modernos” ou “nativos digitais” formam o que se denominou Juventude “Y” (geração do milênio ou geração digital) e “Z”, oriundos da sociedade imagética e de grande desenvolvimento tecnológico. Uma das questões que se impõe à educação para as gerações atuais é a do entendimento dessa cultura permeada de imagens que, como agentes simbólicos, nos fornecem subsídios para o entendimento dos novos valores contemporâneos, propiciando a partir disso, a ressignificação das práticas pedagógicas, indo além das fronteiras da educação formal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904
10.3895/rde.v6n9.3904
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904
identifier_str_mv 10.3895/rde.v6n9.3904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3904/2584
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015)
1984-2376
10.3895/rde.v6n9
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713890978627584