O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690 |
Resumo: | A comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma. |
id |
UFRGS-7_5472c6bdb2876b4a9727acfa707213cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/76690 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensinoDeficits de comunicaçãoTabletDeficiências MúltiplasAutismoDesenvolvimento décifts de comunicação com uso de TabletA comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7669010.22456/1982-1654.76690Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690/45387Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBez, Maria RosangelaBarbosa, Debora Nice Ferrari2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/76690Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
title |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
spellingShingle |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino Bez, Maria Rosangela Deficits de comunicação Tablet Deficiências Múltiplas Autismo Desenvolvimento décifts de comunicação com uso de Tablet |
title_short |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
title_full |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
title_fullStr |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
title_full_unstemmed |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
title_sort |
O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino |
author |
Bez, Maria Rosangela |
author_facet |
Bez, Maria Rosangela Barbosa, Debora Nice Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Debora Nice Ferrari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bez, Maria Rosangela Barbosa, Debora Nice Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficits de comunicação Tablet Deficiências Múltiplas Autismo Desenvolvimento décifts de comunicação com uso de Tablet |
topic |
Deficits de comunicação Tablet Deficiências Múltiplas Autismo Desenvolvimento décifts de comunicação com uso de Tablet |
description |
A comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690 10.22456/1982-1654.76690 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.76690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690/45387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183536230400 |