O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bez, Maria Rosangela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Debora Nice Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690
Resumo: A comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma.
id UFRGS-7_5472c6bdb2876b4a9727acfa707213cf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/76690
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensinoDeficits de comunicaçãoTabletDeficiências MúltiplasAutismoDesenvolvimento décifts de comunicação com uso de TabletA comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7669010.22456/1982-1654.76690Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690/45387Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBez, Maria RosangelaBarbosa, Debora Nice Ferrari2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/76690Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
title O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
spellingShingle O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
Bez, Maria Rosangela
Deficits de comunicação
Tablet
Deficiências Múltiplas
Autismo
Desenvolvimento décifts de comunicação com uso de Tablet
title_short O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
title_full O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
title_fullStr O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
title_full_unstemmed O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
title_sort O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino
author Bez, Maria Rosangela
author_facet Bez, Maria Rosangela
Barbosa, Debora Nice Ferrari
author_role author
author2 Barbosa, Debora Nice Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bez, Maria Rosangela
Barbosa, Debora Nice Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Deficits de comunicação
Tablet
Deficiências Múltiplas
Autismo
Desenvolvimento décifts de comunicação com uso de Tablet
topic Deficits de comunicação
Tablet
Deficiências Múltiplas
Autismo
Desenvolvimento décifts de comunicação com uso de Tablet
description A comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690
10.22456/1982-1654.76690
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.76690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690/45387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183536230400