Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/117187
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores de Arte da cidade de Curitiba (PR) utilizam as Tecnologias Digitais em suas aulas de Música nas escolas públicas (Ensino Fundamental e Médio). Com uma abordagem quanti-qualitativa, a metodologia se deu por meio de um questionário online no formato de Survey, enviado para os professores com o apoio do Departamento de Ensino Fundamental de Arte da cidade de Curitiba (PR), a fim de auxiliar no levantamento de dados, somado a uma pesquisa exploratória para reflexão dos dados obtidos. Para comparação, foi utilizada a base de dados do Cgi.br, um site que publica anualmente um levantamento sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Por meio desta comparação, percebeu-se que a utilização das Tecnologias Digitais na escola contribui para a melhoria da Educação, didática dos professores e ensino-aprendizagem dos alunos.
id UFRGS-7_548c43af98f5ad000535e3c9de256153
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/117187
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas PúblicasEducação MusicalTecnologiaEscolas PúblicasEnsino Fundamental e Médio.Tecnologia no ensinoO objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores de Arte da cidade de Curitiba (PR) utilizam as Tecnologias Digitais em suas aulas de Música nas escolas públicas (Ensino Fundamental e Médio). Com uma abordagem quanti-qualitativa, a metodologia se deu por meio de um questionário online no formato de Survey, enviado para os professores com o apoio do Departamento de Ensino Fundamental de Arte da cidade de Curitiba (PR), a fim de auxiliar no levantamento de dados, somado a uma pesquisa exploratória para reflexão dos dados obtidos. Para comparação, foi utilizada a base de dados do Cgi.br, um site que publica anualmente um levantamento sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Por meio desta comparação, percebeu-se que a utilização das Tecnologias Digitais na escola contribui para a melhoria da Educação, didática dos professores e ensino-aprendizagem dos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11718710.22456/1982-1654.117187Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/117187/65963Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Daniel Ferreira2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/117187Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
title Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
spellingShingle Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
da Silva, Daniel Ferreira
Educação Musical
Tecnologia
Escolas Públicas
Ensino Fundamental e Médio.
Tecnologia no ensino
title_short Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
title_full Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
title_fullStr Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
title_full_unstemmed Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
title_sort Possibilidades tecnológicas utilizadas na Educação Musical nas Escolas Públicas
author da Silva, Daniel Ferreira
author_facet da Silva, Daniel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Daniel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Tecnologia
Escolas Públicas
Ensino Fundamental e Médio.
Tecnologia no ensino
topic Educação Musical
Tecnologia
Escolas Públicas
Ensino Fundamental e Médio.
Tecnologia no ensino
description O objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores de Arte da cidade de Curitiba (PR) utilizam as Tecnologias Digitais em suas aulas de Música nas escolas públicas (Ensino Fundamental e Médio). Com uma abordagem quanti-qualitativa, a metodologia se deu por meio de um questionário online no formato de Survey, enviado para os professores com o apoio do Departamento de Ensino Fundamental de Arte da cidade de Curitiba (PR), a fim de auxiliar no levantamento de dados, somado a uma pesquisa exploratória para reflexão dos dados obtidos. Para comparação, foi utilizada a base de dados do Cgi.br, um site que publica anualmente um levantamento sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Por meio desta comparação, percebeu-se que a utilização das Tecnologias Digitais na escola contribui para a melhoria da Educação, didática dos professores e ensino-aprendizagem dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/117187
10.22456/1982-1654.117187
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/117187
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.117187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/117187/65963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184236679168