POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora. |
id |
UNICESU -1_49b1b59b5701d76893e53d137ea12d36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2937 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTALEnsino - aprendizagemEnsino fundamentalEscola públicaTecnologias digitaisO presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora.UniCesumar2019-11-20T19:39:08Z2019-11-20T19:39:08Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937otherWIESE, Andréia FaxinaSILVA, Marcelo José dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:23.428Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL WIESE, Andréia Faxina Ensino - aprendizagem Ensino fundamental Escola pública Tecnologias digitais |
title_short |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
WIESE, Andréia Faxina |
author_facet |
WIESE, Andréia Faxina SILVA, Marcelo José da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Marcelo José da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
WIESE, Andréia Faxina SILVA, Marcelo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - aprendizagem Ensino fundamental Escola pública Tecnologias digitais |
topic |
Ensino - aprendizagem Ensino fundamental Escola pública Tecnologias digitais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora. |
description |
O presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-20T19:39:08Z 2019-11-20T19:39:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948619485085696 |