Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brando, Alzira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nunes, Leila, Walter, Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421
Resumo: A produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática.
id UFRGS-7_584ea1fb08411eba5d4e26e05ee7e945
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43421
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionaisProfessor com deficiênciaestratégia de ensinoformação de profissionaisEducação EspecialA produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342110.22456/1982-1654.43421Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421/27998Brando, AlziraNunes, LeilaWalter, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/43421Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:53Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
title Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
spellingShingle Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
Brando, Alzira
Professor com deficiência
estratégia de ensino
formação de profissionais
Educação Especial
title_short Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
title_full Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
title_fullStr Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
title_full_unstemmed Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
title_sort Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
author Brando, Alzira
author_facet Brando, Alzira
Nunes, Leila
Walter, Cátia
author_role author
author2 Nunes, Leila
Walter, Cátia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brando, Alzira
Nunes, Leila
Walter, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Professor com deficiência
estratégia de ensino
formação de profissionais
Educação Especial
topic Professor com deficiência
estratégia de ensino
formação de profissionais
Educação Especial
description A produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421
10.22456/1982-1654.43421
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421/27998
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183078002688