FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361 |
Resumo: | O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência. |
id |
UESB-7_f077fac89eca8ed4368ea293ab64167c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4361 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes.O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436110.22481/praxis.v14i30.4361Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361/3490de Souza, Adriana AparecidaRocha, Josanilda Mafrade Figueredo Freitas, Juliane KellySoares Silva, Lenina Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4361Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) de Souza, Adriana Aparecida Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016) |
author |
de Souza, Adriana Aparecida |
author_facet |
de Souza, Adriana Aparecida Rocha, Josanilda Mafra de Figueredo Freitas, Juliane Kelly Soares Silva, Lenina Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Josanilda Mafra de Figueredo Freitas, Juliane Kelly Soares Silva, Lenina Lopes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Adriana Aparecida Rocha, Josanilda Mafra de Figueredo Freitas, Juliane Kelly Soares Silva, Lenina Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes. |
topic |
Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes. |
description |
O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361 10.22481/praxis.v14i30.4361 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i30.4361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361/3490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84 Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84 Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816960716800 |