FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Adriana Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Josanilda Mafra, de Figueredo Freitas, Juliane Kelly, Soares Silva, Lenina Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361
Resumo: O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência.
id UESB-7_f077fac89eca8ed4368ea293ab64167c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4361
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes.O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436110.22481/praxis.v14i30.4361Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361/3490de Souza, Adriana AparecidaRocha, Josanilda Mafrade Figueredo Freitas, Juliane KellySoares Silva, Lenina Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4361Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
de Souza, Adriana Aparecida
Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO ENCONTRADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (1999-2016)
author de Souza, Adriana Aparecida
author_facet de Souza, Adriana Aparecida
Rocha, Josanilda Mafra
de Figueredo Freitas, Juliane Kelly
Soares Silva, Lenina Lopes
author_role author
author2 Rocha, Josanilda Mafra
de Figueredo Freitas, Juliane Kelly
Soares Silva, Lenina Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Adriana Aparecida
Rocha, Josanilda Mafra
de Figueredo Freitas, Juliane Kelly
Soares Silva, Lenina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes.
topic Formação de professores para pessoas com deficiência; Formação de professores para Educação Especial; Pessoas com deficiência; Portal da Capes.
description O presente artigo analisa a produção do conhecimento acumulada no âmbito do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acerca da formação de professores para o atendimento às pessoas com deficiência. Tal estudo é produto de uma pesquisa realizada no mês de julho de 2017 no Portal da referida Coordenação, tendo sido utilizados os descritores: formação de professores para pessoas com deficiência, formação de professores para educação especial e formação de professores e educação especial, entre aspas duplas, os quais possibilitaram localizar 16 trabalhos que tratam da temática em análise. Entretanto, desse total, somente 09 estavam disponíveis para leitura. A inquietação pelo referido objeto de pesquisa partiu da constatação de que, ao longo dos anos cresceu o número de pessoas com deficiência adentrando nas instituições formativas e que estas, para garantir a efetivação da inclusão, foram impulsionadas a adotar novas posturas lançando as bases para novas perspectivas interventivas, que vão além da acessibilidade física e dizem respeito às adaptações e atualizações a que são chamados os professores que atuam com pessoas com deficiência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361
10.22481/praxis.v14i30.4361
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i30.4361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4361/3490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 62-84
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816960716800