Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421 |
Resumo: | A produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática. |
id |
UFRGS-7_584ea1fb08411eba5d4e26e05ee7e945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43421 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionaisProfessor com deficiênciaestratégia de ensinoformação de profissionaisEducação EspecialA produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342110.22456/1982-1654.43421Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421/27998Brando, AlziraNunes, LeilaWalter, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/43421Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:53Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
title |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
spellingShingle |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais Brando, Alzira Professor com deficiência estratégia de ensino formação de profissionais Educação Especial |
title_short |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
title_full |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
title_fullStr |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
title_sort |
Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais |
author |
Brando, Alzira |
author_facet |
Brando, Alzira Nunes, Leila Walter, Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Leila Walter, Cátia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brando, Alzira Nunes, Leila Walter, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor com deficiência estratégia de ensino formação de profissionais Educação Especial |
topic |
Professor com deficiência estratégia de ensino formação de profissionais Educação Especial |
description |
A produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421 10.22456/1982-1654.43421 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.43421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421/27998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183078002688 |