Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831 |
Resumo: | A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos. |
id |
UFRGS-7_7bb127f751134faaac5c4f8ff360f9ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/110831 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemiaMobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia.Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia.A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo, pesquisa-açãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11083110.22456/1982-1654.110831Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831/64449Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Daniele dos Santos FerreiraRamalho, Betania Leite2021-12-28T18:20:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/110831Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-12-28T18:20:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
title |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
spellingShingle |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia Dias, Daniele dos Santos Ferreira Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia. Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia. |
title_short |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
title_full |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
title_fullStr |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
title_full_unstemmed |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
title_sort |
Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia |
author |
Dias, Daniele dos Santos Ferreira |
author_facet |
Dias, Daniele dos Santos Ferreira Ramalho, Betania Leite |
author_role |
author |
author2 |
Ramalho, Betania Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Daniele dos Santos Ferreira Ramalho, Betania Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia. Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia. |
topic |
Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia. Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia. |
description |
A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo, pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831 10.22456/1982-1654.110831 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.110831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831/64449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184216756224 |