Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Daniele dos Santos Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramalho, Betania Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831
Resumo: A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos.
id UFRGS-7_7bb127f751134faaac5c4f8ff360f9ec
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110831
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemiaMobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia.Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia.A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo, pesquisa-açãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11083110.22456/1982-1654.110831Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831/64449Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Daniele dos Santos FerreiraRamalho, Betania Leite2021-12-28T18:20:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/110831Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-12-28T18:20:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
title Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
spellingShingle Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
Dias, Daniele dos Santos Ferreira
Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia.
Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia.
title_short Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
title_full Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
title_fullStr Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
title_full_unstemmed Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
title_sort Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia
author Dias, Daniele dos Santos Ferreira
author_facet Dias, Daniele dos Santos Ferreira
Ramalho, Betania Leite
author_role author
author2 Ramalho, Betania Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Daniele dos Santos Ferreira
Ramalho, Betania Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia.
Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia.
topic Mobile Learning. Ensino de Didática. Pandemia.
Ensino de Didática com Mobile Learning na pandemia.
description A criação das tecnologias digitais, promotoras do processo de Globalização, possibilitou o crescimento da Cultura da Mobilidade. A Globalização favorece pandemias, como a da COVID-19, a qual foi responsável pela suspensão das atividades presenciais nas Universidades, o que ocorreu na Paraíba/Brasil. Pergunta-se: como ensinar Didática em ensino remoto? A hipótese defendida foi: o uso de Mobile Learning viabiliza o ensino de Didática na pandemia e possibilita crescimentos cognitivos dos estudantes. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino em uma turma de Didática, durante a pandemia do COVID-19, com uso de Mobile Learning. A pesquisa-ação, exploratória, de abordagem quanti-qualitativa, teve como população estudantes de sete licenciaturas. Os instrumentos foram avaliações realizadas pelos estudantes. Conclui-se que a metodologia de ensino foi promissora e o desenho pedagógico adequado, mas tem pontos positivos e negativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo, pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831
10.22456/1982-1654.110831
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.110831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831/64449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184216756224