As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948 |
Resumo: | Resumo: Este estudo investiga o processo de interaÁies interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acom-panhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamenta-Á„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acom-panhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a re-ciprocidade, o que agrega uma perspectiva de inclus„o. |
id |
UFRGS-7_8fd21bd02e999efaf7a8f1d3ec469b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/4948 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*Resumo: Este estudo investiga o processo de interaÁies interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acom-panhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamenta-Á„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acom-panhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a re-ciprocidade, o que agrega uma perspectiva de inclus„o.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/494810.22456/1982-1654.4948Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 2 (2003): Interaction Processes in Virtual Learning EnvironmentInformática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 2 (2003): Processos Múltiplos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948/2936Leite, SÌlvia MeirellesBehar, Patricia Alejandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:21:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/4948Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:21:32Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
title |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
spellingShingle |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* Leite, SÌlvia Meirelles |
title_short |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
title_full |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
title_fullStr |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
title_full_unstemmed |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
title_sort |
As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais* |
author |
Leite, SÌlvia Meirelles |
author_facet |
Leite, SÌlvia Meirelles Behar, Patricia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patricia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, SÌlvia Meirelles Behar, Patricia Alejandra |
description |
Resumo: Este estudo investiga o processo de interaÁies interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acom-panhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamenta-Á„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acom-panhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a re-ciprocidade, o que agrega uma perspectiva de inclus„o. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948 10.22456/1982-1654.4948 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.4948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948/2936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 2 (2003): Interaction Processes in Virtual Learning Environment Informática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 2 (2003): Processos Múltiplos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181085708288 |