As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, SÌlvia Meirelles
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Behar, Patricia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948
Resumo: Resumo: Este estudo investiga o processo de interaÁies interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acom-panhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamenta-Á„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acom-panhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a re-ciprocidade, o que agrega uma perspectiva de inclus„o.
id UFRGS-7_8fd21bd02e999efaf7a8f1d3ec469b6e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4948
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*Resumo: Este estudo investiga o processo de interaÁies interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acom-panhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamenta-Á„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acom-panhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a re-ciprocidade, o que agrega uma perspectiva de inclus„o.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/494810.22456/1982-1654.4948Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 2 (2003): Interaction Processes in Virtual Learning EnvironmentInformática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 2 (2003): Processos Múltiplos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948/2936Leite, SÌlvia MeirellesBehar, Patricia Alejandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:21:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/4948Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:21:32Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
title As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
spellingShingle As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
Leite, SÌlvia Meirelles
title_short As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
title_full As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
title_fullStr As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
title_full_unstemmed As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
title_sort As Interações entre Crianças noCRIANET: Constituindo a Coletividade em Ambientes Virtuais*
author Leite, SÌlvia Meirelles
author_facet Leite, SÌlvia Meirelles
Behar, Patricia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patricia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, SÌlvia Meirelles
Behar, Patricia Alejandra
description Resumo: Este estudo investiga o processo de interaÁies interindividuais de crianÁas em ambiente virtual, acom-panhando a constituiÁ„o da coletividade atravÈs do CRIANET (CRIAnÁa na interNET). Com tal fundamenta-Á„ o, realizou-se um trabalho com crianÁas, alunos do primeiro ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre/RS, voltado ‡ coletividade, no qual acom-panhou- se a efetivaÁ„o das trocas entre os sujeitos. Para tanto, o estudo foi fundamentado no interacionismo piagetiano. Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes, ultrapassando a vis„o da crianÁa como um mini-adulto. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserÁ„o do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaÁ„o que favorece a transversalidade e a re-ciprocidade, o que agrega uma perspectiva de inclus„o.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948
10.22456/1982-1654.4948
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.4948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4948/2936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 2 (2003): Interaction Processes in Virtual Learning Environment
Informática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 2 (2003): Processos Múltiplos de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181085708288