Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363 |
Resumo: | A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral. |
id |
UFRGS-7_9033fe1defeb93e26e9239dbdf4d84d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/54363 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistivaTecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo.A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5436310.22456/1982-1654.54363Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363/36450Piovesan, Sandra DutraWagner, RosanaMedina, RosecleaPasserino, Liliana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/54363Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
title |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
spellingShingle |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva Piovesan, Sandra Dutra Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo. |
title_short |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
title_full |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
title_fullStr |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
title_full_unstemmed |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
title_sort |
Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva |
author |
Piovesan, Sandra Dutra |
author_facet |
Piovesan, Sandra Dutra Wagner, Rosana Medina, Roseclea Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Wagner, Rosana Medina, Roseclea Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra Wagner, Rosana Medina, Roseclea Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo. |
topic |
Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo. |
description |
A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363 10.22456/1982-1654.54363 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.54363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363/36450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183132528640 |