Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovesan, Sandra Dutra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Wagner, Rosana, Medina, Roseclea, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363
Resumo: A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral.
id UFRGS-7_9033fe1defeb93e26e9239dbdf4d84d2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/54363
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistivaTecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo.A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5436310.22456/1982-1654.54363Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363/36450Piovesan, Sandra DutraWagner, RosanaMedina, RosecleaPasserino, Liliana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/54363Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
title Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
spellingShingle Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
Piovesan, Sandra Dutra
Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo.
title_short Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
title_full Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
title_fullStr Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
title_full_unstemmed Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
title_sort Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
author Piovesan, Sandra Dutra
author_facet Piovesan, Sandra Dutra
Wagner, Rosana
Medina, Roseclea
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Wagner, Rosana
Medina, Roseclea
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
Wagner, Rosana
Medina, Roseclea
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo.
topic Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo.
description A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363
10.22456/1982-1654.54363
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.54363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363/36450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183132528640