Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1739 |
Resumo: | A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários e criações de blogs dos participantes do MOOC desenvolvido. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados no MOOC desenvolvido. |
id |
VERACRUZ-0_47e78950b911df0cd3ed3fe05d7eb182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1739 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology trainingMOOCstecnologia assistivapessoas com deficiênciaSolassistA tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários e criações de blogs dos participantes do MOOC desenvolvido. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados no MOOC desenvolvido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/173910.34117/bjdv5n6-1739Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 5235-5256Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 5235-5256Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 5235-52562525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1739/1667Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWagner, RosanaPiovesan, Sandra DutraPiovesan, Sandra DutraPasserino, LilianaPasserino, Liliana2019-06-04T17:04:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1739Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:31.062716Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
title |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
spellingShingle |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training Wagner, Rosana MOOCs tecnologia assistiva pessoas com deficiência Solassist |
title_short |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
title_full |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
title_fullStr |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
title_full_unstemmed |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
title_sort |
Solassist Learning: um MOOC para formação em Tecnologia Assistiva / Solassist Learning: a MOOC for Assistive Technology training |
author |
Wagner, Rosana |
author_facet |
Wagner, Rosana Piovesan, Sandra Dutra Passerino, Liliana |
author_role |
author |
author2 |
Piovesan, Sandra Dutra Passerino, Liliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Rosana Piovesan, Sandra Dutra Piovesan, Sandra Dutra Passerino, Liliana Passerino, Liliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOCs tecnologia assistiva pessoas com deficiência Solassist |
topic |
MOOCs tecnologia assistiva pessoas com deficiência Solassist |
description |
A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é estruturar um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários e criações de blogs dos participantes do MOOC desenvolvido. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados no MOOC desenvolvido. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1739 10.34117/bjdv5n6-1739 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1739 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-1739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1739/1667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 5235-5256 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 5235-5256 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 5235-5256 2525-8761 10.34117/bjdv5n6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645418222845952 |