A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (teoria das IM) e como a Educação, a Neurociência e o Pensamento computacional se correlacionam com esta teoria principal. Esta revisão é focada em trabalhos apresentados na última década (2010-2019). Os trabalhos foram selecionados através de palavras-chave em seis bases de dados acadêmicas. A maioria dos trabalhos relaciona as IM com Educação e, em seguida, com a Neurociência e, por último, com o Pensamento computacional. A principal ideia é buscar a inter-relação entre estas áreas e como elas podem ser trabalhadas conjuntamente, sendo foco para pesquisas futuras. |
id |
UFRGS-7_908e0d1fc6fc5d555790201264bd7500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103787 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literaturaTeoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional.Teoria das Inteligências Múltiplas.Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (teoria das IM) e como a Educação, a Neurociência e o Pensamento computacional se correlacionam com esta teoria principal. Esta revisão é focada em trabalhos apresentados na última década (2010-2019). Os trabalhos foram selecionados através de palavras-chave em seis bases de dados acadêmicas. A maioria dos trabalhos relaciona as IM com Educação e, em seguida, com a Neurociência e, por último, com o Pensamento computacional. A principal ideia é buscar a inter-relação entre estas áreas e como elas podem ser trabalhadas conjuntamente, sendo foco para pesquisas futuras.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10378710.22456/1982-1654.103787Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787/59374Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Carlos Eduardo Pereira deBicho, Alessandro de LimaAdamatti, Diana Francisca2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/103787Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
title |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura Quadros, Carlos Eduardo Pereira de Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional. Teoria das Inteligências Múltiplas. |
title_short |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
title_full |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
title_sort |
A teoria das Inteligências Múltiplas contextualizada com Educação, Neurociência e Pensamento computacional: uma revisão de literatura |
author |
Quadros, Carlos Eduardo Pereira de |
author_facet |
Quadros, Carlos Eduardo Pereira de Bicho, Alessandro de Lima Adamatti, Diana Francisca |
author_role |
author |
author2 |
Bicho, Alessandro de Lima Adamatti, Diana Francisca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Carlos Eduardo Pereira de Bicho, Alessandro de Lima Adamatti, Diana Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional. Teoria das Inteligências Múltiplas. |
topic |
Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação. Neurociência. Pensamento Computacional. Teoria das Inteligências Múltiplas. |
description |
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (teoria das IM) e como a Educação, a Neurociência e o Pensamento computacional se correlacionam com esta teoria principal. Esta revisão é focada em trabalhos apresentados na última década (2010-2019). Os trabalhos foram selecionados através de palavras-chave em seis bases de dados acadêmicas. A maioria dos trabalhos relaciona as IM com Educação e, em seguida, com a Neurociência e, por último, com o Pensamento computacional. A principal ideia é buscar a inter-relação entre estas áreas e como elas podem ser trabalhadas conjuntamente, sendo foco para pesquisas futuras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787 10.22456/1982-1654.103787 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.103787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/103787/59374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184190541824 |