A Percepção na Perspectiva da Biologia do Hominizar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9330 |
Resumo: | A Biologia do Hominizar é uma construção teórica no âmbito da Biologia do Conhecer voltada para o estudo da constituição do fenômeno humano. Esta abordagem percebe que não nascemos seres humanos, mas que nos hominizamos enquanto seres hominizados particulares nos domínios em que surgimos como tal, os domínios do hominizar. Da mesma forma, surge conosco um modo particular de observar o mundo que co-surge conosco. Neste quadro teórico o observar é percebido como local, precário, provisório e incompleto, porque derivado de um processo constitutivo circular, recorrente, fechado. Apresentamos como se dá o processo recorrente de constituição do observador e de seu observar, de forma a possibilitar que se conceba processos cognitivamente efetivos de constituição do observador e de seu observar aplicáveis em quaisquer fazeres humanos, tais como o ensinar, o aprender, o conceber artefatos e habitats para cada domínio do hominizar et cetera. |
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A Percepção na Perspectiva da Biologia do HominizarBiologia do ConhecerEpistemologiaDesign MatrízticoA Biologia do Hominizar é uma construção teórica no âmbito da Biologia do Conhecer voltada para o estudo da constituição do fenômeno humano. Esta abordagem percebe que não nascemos seres humanos, mas que nos hominizamos enquanto seres hominizados particulares nos domínios em que surgimos como tal, os domínios do hominizar. Da mesma forma, surge conosco um modo particular de observar o mundo que co-surge conosco. Neste quadro teórico o observar é percebido como local, precário, provisório e incompleto, porque derivado de um processo constitutivo circular, recorrente, fechado. Apresentamos como se dá o processo recorrente de constituição do observador e de seu observar, de forma a possibilitar que se conceba processos cognitivamente efetivos de constituição do observador e de seu observar aplicáveis em quaisquer fazeres humanos, tais como o ensinar, o aprender, o conceber artefatos e habitats para cada domínio do hominizar et cetera.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaturanianoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/933010.22456/1982-1654.9330Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9330/7263https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9330/7264Bento-DeMello, Heródoto F.Pereira Fialho, Francisco Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9330Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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