Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762 |
Resumo: | Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada. |
id |
UFRGS-7_951c6251ac98e12cc1f3913e6c5a6744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/111762 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiênciaWebpráticaEducação a distânciaEducação on-lineEducação ProfissionalMetodologias ativasEste relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência; estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11176210.22456/1982-1654.111762Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762/65965Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGruber, CrislaineMendonça, Igor Thiago Marques2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/111762Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
title |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
spellingShingle |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência Gruber, Crislaine Webprática Educação a distância Educação on-line Educação Profissional Metodologias ativas |
title_short |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
title_full |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
title_fullStr |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
title_sort |
Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência |
author |
Gruber, Crislaine |
author_facet |
Gruber, Crislaine Mendonça, Igor Thiago Marques |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Igor Thiago Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gruber, Crislaine Mendonça, Igor Thiago Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Webprática Educação a distância Educação on-line Educação Profissional Metodologias ativas |
topic |
Webprática Educação a distância Educação on-line Educação Profissional Metodologias ativas |
description |
Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de experiência; estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762 10.22456/1982-1654.111762 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.111762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762/65965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438655413092352 |