Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruber, Crislaine
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Igor Thiago Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762
Resumo: Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.
id UFRGS-7_951c6251ac98e12cc1f3913e6c5a6744
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111762
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiênciaWebpráticaEducação a distânciaEducação on-lineEducação ProfissionalMetodologias ativasEste relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência; estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11176210.22456/1982-1654.111762Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na MotivaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762/65965Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGruber, CrislaineMendonça, Igor Thiago Marques2022-01-06T18:22:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/111762Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:22:16Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
title Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
spellingShingle Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
Gruber, Crislaine
Webprática
Educação a distância
Educação on-line
Educação Profissional
Metodologias ativas
title_short Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
title_full Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
title_fullStr Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
title_full_unstemmed Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
title_sort Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
author Gruber, Crislaine
author_facet Gruber, Crislaine
Mendonça, Igor Thiago Marques
author_role author
author2 Mendonça, Igor Thiago Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruber, Crislaine
Mendonça, Igor Thiago Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Webprática
Educação a distância
Educação on-line
Educação Profissional
Metodologias ativas
topic Webprática
Educação a distância
Educação on-line
Educação Profissional
Metodologias ativas
description Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de experiência; estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762
10.22456/1982-1654.111762
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.111762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762/65965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 3 (2021): Tecnologias na Aprendizagem Cooperativa, no Ensino a Distância e na Motivação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438655413092352