A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria. |
id |
UFRGS-7_9c45879e998a0b5478f7c41240ab0349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/52721 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogsAutoriaAmbientes virtuais de aprendizagem.Autoria em AVAs.Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5272110.22456/1982-1654.52721Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721/34475Medeiros, ZulmiraNascimento, Silvania Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T15:50:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/52721Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2015-08-03T15:50:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
title |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
spellingShingle |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs Medeiros, Zulmira Autoria Ambientes virtuais de aprendizagem. Autoria em AVAs. |
title_short |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
title_full |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
title_fullStr |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
title_full_unstemmed |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
title_sort |
A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs |
author |
Medeiros, Zulmira |
author_facet |
Medeiros, Zulmira Nascimento, Silvania Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Silvania Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Zulmira Nascimento, Silvania Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Ambientes virtuais de aprendizagem. Autoria em AVAs. |
topic |
Autoria Ambientes virtuais de aprendizagem. Autoria em AVAs. |
description |
Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721 10.22456/1982-1654.52721 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.52721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52721/34475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438654378147840 |