Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo, Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102215
Resumo: O artigo descreve a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) junto aos estudantes da disciplina de oficina de produção audiovisual, ofertada nas turmas 2018.2 e 2019.1, no turno noturno do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os objetivos foram aprofundar os conhecimentos acerca do cinema e audiovisual, complementar as aulas presenciais, além de otimizar o tempo e o interesse dos alunos nas aulas. Foram trabalhados conteúdos voltados ao audiovisual, com foco para o cinema e, em especial, as produções alagoanas. Todas as postagens e interações no ambiente virtual foram avaliadas. A culminância da disciplina se deu com a produção de curtas metragens sobre temáticas diversas.
id UFRGS-7_9e6d6963c26c62557c01223babc578b3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102215
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismoEducaçãoGoogle classroomAmbiente virtual de aprendizagemJornalismoCinemaO artigo descreve a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) junto aos estudantes da disciplina de oficina de produção audiovisual, ofertada nas turmas 2018.2 e 2019.1, no turno noturno do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os objetivos foram aprofundar os conhecimentos acerca do cinema e audiovisual, complementar as aulas presenciais, além de otimizar o tempo e o interesse dos alunos nas aulas. Foram trabalhados conteúdos voltados ao audiovisual, com foco para o cinema e, em especial, as produções alagoanas. Todas as postagens e interações no ambiente virtual foram avaliadas. A culminância da disciplina se deu com a produção de curtas metragens sobre temáticas diversas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10221510.22456/1982-1654.102215Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, AvaliaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102215/61034Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Isis Nalba AlbuquerqueCosta, Cleide Jane de Sá AraújoPimentel, Fernando Silvio Cavalcante2022-01-06T18:25:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/102215Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:25:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
title Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
spellingShingle Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Educação
Google classroom
Ambiente virtual de aprendizagem
Jornalismo
Cinema
title_short Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
title_full Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
title_fullStr Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
title_full_unstemmed Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
title_sort Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
author Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
author_facet Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
author_role author
author2 Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Google classroom
Ambiente virtual de aprendizagem
Jornalismo
Cinema
topic Educação
Google classroom
Ambiente virtual de aprendizagem
Jornalismo
Cinema
description O artigo descreve a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) junto aos estudantes da disciplina de oficina de produção audiovisual, ofertada nas turmas 2018.2 e 2019.1, no turno noturno do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os objetivos foram aprofundar os conhecimentos acerca do cinema e audiovisual, complementar as aulas presenciais, além de otimizar o tempo e o interesse dos alunos nas aulas. Foram trabalhados conteúdos voltados ao audiovisual, com foco para o cinema e, em especial, as produções alagoanas. Todas as postagens e interações no ambiente virtual foram avaliadas. A culminância da disciplina se deu com a produção de curtas metragens sobre temáticas diversas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102215
10.22456/1982-1654.102215
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102215
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.102215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102215/61034
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184176910336