Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Juliana Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Izabel Lima dos, Santos, Francisco Edvander Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044
Resumo: Discute a realização de treinamentos à distância ofertados em caráter experimental por duas bibliotecas universitárias que utilizaram o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem. Justifica a escolha dessa ferramenta em virtude de fatores que dificultaram a instituição a adotar a sua própria plataforma de Educação a Distância (EaD), porém, reforça que, futuramente, o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade poderá ser utilizado para os treinamentos nessa modalidade. Ratifica a flexibilidade que a EaD proporciona aos interessados em participar dos treinamentos oferecidos pelas bibliotecas, na medida em que permite ao aluno escolher dia e horário para acessar a plataforma. Apresenta os dados quantitativos da avaliação feita pelos alunos de um dos treinamentos EaD ministrados pela equipe de bibliotecários, na tentativa de demonstrar a preferência dos participantes por cursos EaD, se comparados aos presenciais, bem como o grau de satisfação para com o conteúdo ministrado. Conclui que o diferencial da produção de conteúdo para esses treinamentos foi a preparação de material didático produzido a partir das dúvidas trazidas pelos próprios usuários das bibliotecas no atendimento e nos treinamentos presenciais.
id FEBAB-1_405a97d14d8aa5dc7900656845360d7d
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1044
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitáriasGoogle ClassroomEducação a distânciaBiblioteca universitáriaEducação de usuáriosAmbiente virtual de aprendizagemDiscute a realização de treinamentos à distância ofertados em caráter experimental por duas bibliotecas universitárias que utilizaram o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem. Justifica a escolha dessa ferramenta em virtude de fatores que dificultaram a instituição a adotar a sua própria plataforma de Educação a Distância (EaD), porém, reforça que, futuramente, o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade poderá ser utilizado para os treinamentos nessa modalidade. Ratifica a flexibilidade que a EaD proporciona aos interessados em participar dos treinamentos oferecidos pelas bibliotecas, na medida em que permite ao aluno escolher dia e horário para acessar a plataforma. Apresenta os dados quantitativos da avaliação feita pelos alunos de um dos treinamentos EaD ministrados pela equipe de bibliotecários, na tentativa de demonstrar a preferência dos participantes por cursos EaD, se comparados aos presenciais, bem como o grau de satisfação para com o conteúdo ministrado. Conclui que o diferencial da produção de conteúdo para esses treinamentos foi a preparação de material didático produzido a partir das dúvidas trazidas pelos próprios usuários das bibliotecas no atendimento e nos treinamentos presenciais.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1511-15351980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044/893Copyright (c) 2017 Juliana Soares Lima, Izabel Lima dos Santos, Francisco Edvander Pires Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Juliana SoaresSantos, Izabel Lima dosSantos, Francisco Edvander Pires2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1044Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
title Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
spellingShingle Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
Lima, Juliana Soares
Google Classroom
Educação a distância
Biblioteca universitária
Educação de usuários
Ambiente virtual de aprendizagem
title_short Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
title_full Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
title_fullStr Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
title_full_unstemmed Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
title_sort Google Classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias
author Lima, Juliana Soares
author_facet Lima, Juliana Soares
Santos, Izabel Lima dos
Santos, Francisco Edvander Pires
author_role author
author2 Santos, Izabel Lima dos
Santos, Francisco Edvander Pires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Juliana Soares
Santos, Izabel Lima dos
Santos, Francisco Edvander Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Google Classroom
Educação a distância
Biblioteca universitária
Educação de usuários
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Google Classroom
Educação a distância
Biblioteca universitária
Educação de usuários
Ambiente virtual de aprendizagem
description Discute a realização de treinamentos à distância ofertados em caráter experimental por duas bibliotecas universitárias que utilizaram o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem. Justifica a escolha dessa ferramenta em virtude de fatores que dificultaram a instituição a adotar a sua própria plataforma de Educação a Distância (EaD), porém, reforça que, futuramente, o ambiente virtual de aprendizagem da Universidade poderá ser utilizado para os treinamentos nessa modalidade. Ratifica a flexibilidade que a EaD proporciona aos interessados em participar dos treinamentos oferecidos pelas bibliotecas, na medida em que permite ao aluno escolher dia e horário para acessar a plataforma. Apresenta os dados quantitativos da avaliação feita pelos alunos de um dos treinamentos EaD ministrados pela equipe de bibliotecários, na tentativa de demonstrar a preferência dos participantes por cursos EaD, se comparados aos presenciais, bem como o grau de satisfação para com o conteúdo ministrado. Conclui que o diferencial da produção de conteúdo para esses treinamentos foi a preparação de material didático produzido a partir das dúvidas trazidas pelos próprios usuários das bibliotecas no atendimento e nos treinamentos presenciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1044/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Juliana Soares Lima, Izabel Lima dos Santos, Francisco Edvander Pires Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Juliana Soares Lima, Izabel Lima dos Santos, Francisco Edvander Pires Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1511-1535
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319778041954304